A mente é o epicentro da nossa essência

O Hermetismo diz que o universo é mental. O Todo cria o universo mentalmente.

A coisa mais poderosa para você criar o hábito de sintonia é um princípio hermético chamado mentalismo, a ideia de que o Todo é mente e o universo é mental.  Para o Hermetismo, Deus é o Todo, ele está em tudo, mas ele não é a soma de tudo. Ele está para muito além do que cabe na nossa cabeça.

Em Teologia fala-se que Deus não existe, Deus é. Mas se ele é o Todo e tudo que há está nele, como ele criou algo para fora dele? Então o Hermetismo começa a pensar como o homem cria.

Pensa comigo, quais as formas que temos para criar:

1. O homem lança uma parte de si para a mulher, que gera uma vida. Logo, se é parte, não é todo.
  2. Através de materiais. Se o homem quer fazer uma cadeira, vai buscar os materiais de fora. Mas o Todo não tem nada fora dele.
  3. O homem cria mentalmente. Quando você pensa uma história, uma solução, tudo está criado dentro da sua cabeça e isso existe.

Portanto, o Hermetismo diz que o Todo cria o Universo mentalmente.

Porque assim você não altera quem é, não busca fora e nem projeta para fora de si, de maneira que quem você é permanece inalterado. Todos os seus pensamentos estão dentro de você e você está dentro deles. Nós estamos dentro do Todo e o Todo está dentro de nós. Isso é Caibalion, estudem, pois é iniciático.

Se o Todo cria mentalmente, nós somos uma expressão da sua mente, de maneira que a dimensão mental do homem é que está com muito mais contato com o Todo. Ou seja, nós também temos força criativa, também somos centelha.

Se o nosso pensamento cria, todas as coisas que conhecemos foram criadas primeiro na nossa mente, ou, como chama Platão, no mundo das ideias. Então, a realidade originária é a mente. Mas nossa mente não nasce sabendo disso, ela vai emergindo na existência. Ela tem uma jornada entre a completa separação e a integração com a mente de Todo novamente. Nessa jornada, nossa mente passa por uma escola que se chama Tempo, ou, melhor dizendo, Espaço-Tempo, que é a realidade física onde todos nós nos sentimos viver e nos contemos.

A verdadeira realidade é mental. E sua mente precisa estar treinada, porque tudo que há fisicamente foi criado na mente.

A coisa mais poderosa que podemos aprender na nossa jornada da vida é que a mente é o epicentro da nossa essência e que dominar, educar a mente, é a grande função de todos os momentos de sintonia. Nosso corpo físico é o filtro colocado em nossa mente para aprender a dominar o pensamento.

Na realidade tridimensional, leva tempo para fazer um pensamento se materializar.

Isso pede uma reflexão sobre a relação com o tempo e com a matéria. Precisamos aprender a ver o tempo como nosso amigo. O tempo é nossa grande escola, nosso professor e amigo.

O mais importante nos momentos de sintonia é entendermos que tudo que existe, na verdade, já existe dentro da mente do Todo, portanto, a qualidade daquilo que pensamos define o endereço vibratório do nosso ser.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati

Leia também sobre como o estudo do Hermetismo chegou no Círculo nesse outro artigo.

E se quiser veja esse conteúdo sobre mentalismo em vídeo:

PARA ALUNOS:

Temos uma aula detalhada sobre o Princípio de Mentalismo no curso de [Exo]Realização.