fbpx

Alinhamento dos 7 chakras

Os chakras são a chave para entendermos como a mente, o corpo e a alma estão interconectados entre si por uma espécie de tubo etérico (nadi) principal chamado “sushumna”, ao longo do eixo central do corpo humano. Originam-se de duas correntes (nadis) básicas: ida e pingala. Ambas se iniciam na base da coluna e quando estas correntes se intersectam no eixo principal (“sushumna”), fazem girar os vórtices de energia.

Esta é uma sequência de meditações guiadas para alinhamentos dos Chakras que podem ser feitas na ordem que desejar.

Muladhara, chakra básico, o chakra da terra, primeiro chakra

O primeiro chakra está localizado na base da coluna, está associado à sobrevivência e sua cor é vermelha. As glândulas associadas a este chakra são as supra-renais.

Svadhisthana, chakra sacro,o chakra da água, chakra sexual, segundo chakra

Svadisthana está localizado abaixo do umbigo até a altura do sacro e elemento deste chakra é a água. Influencia o prazer, a sexualidade, as emoções e até as sensações. A cor desse elemento é laranja e o sentido associado é o sabor.

Manipura, o chakra do fogo, chakra do plexo solar, chakra umbilical, o terceiro chakra

Manipura é o terceiro chakra, está localizado no plexo solar, na região do umbigo, e está associado à vontade e força.  As glândulas associadas à manipura são o pâncreas e as supra-renais que são importantes para a digestão. O elemento deste chakra é o fogo que traz luz, calor, energia e poder.

Anahata, o chakra do coração, o chakra do ar, o chakra cardíaco, o quarto chakra

Anahata está localizada no nível do coração, no centro do peito e é considerada o centro de conexão entre os chakras inferiores, mais materiais e superiores, que são mais espirituais. O elemento deste chakra é o ar que representa leveza, liberdade e frescor. Os principais órgãos relacionados a esse chakra são os pulmões e o coração. A glândula associada a este chakra é o timo e a cor é verde.

Visuddha, o chakra éter, o chakra laríngeo, o chakra purificador, o quinto chakra

É também chamado de chakra da garganta porque está localizado no pescoço e nos ombros. O elemento ligado a este centro de energia é o éter, o espaço. As glândulas associadas a este chakra são a tireóide e a paratireoide. Visuddha também está envolvido na saúde da garganta, pescoço e audição. A cor associada a este chakra é azul.

Ajna, o chakra da luz, o chakra frontal, o chakra do terceiro olho, o sexto chakra

Ele está localizado no centro da cabeça, atrás da testa, e o elemento associado a este chakra é a luz através da qual enxerga o mundo exterior. É também chamado de chakra do terceiro olho e refere-se ao olho da percepção que  permite ver além da realidade simples. O ajna chakra está relacionado à glândula pituitária, localizada no centro da cabeça.

Sahasrara, o chakra da coroa, o chakra coronário, o sétimo chakra

Está localizado no topo da cabeça e sua função é espiritual. De acordo com o yoga, é graças a este centro de energia que a iluminação ocorre. O elemento deste chakra é o pensamento que representa a manifestação de tudo ao nosso redor e a função do sahasrara é o conhecimento. Está ligado à glândula pineal, também chamada epífise.

Artigos relacionados

Respostas

  1. Iniciei seguindo a sequência dos exercícios ao chegar neste dos chacras decidi revisitar mais vezes antes de seguir para os próximos. Sinto necessidade de beber mais desta Fonte Inesgotável destes exercícios de alinhamento dos chacras que me conduz a mim mesma, asimilando, refletindo, absorvendo, introgetando, saboreando, degustando, observando, aprendendo sem pressa pela primeira vez… E principalmente vi ven ci an do no jeito dia a dia…

  2. Tenho feito todos os dias os exercícios de alinhamento dos 7 chacras, acordo mais cedo para dar tempo dd fazer os 7 é simplesmente indescritível só sabe suem sente quem vive as experiências… Só agradecer.