Como tomar decisões com serenidade

Conhecer as leis universais do Hermetismo traz a serenidade para agir e reagir à vida

Conhecer as leis universais do Hermetismo traz a serenidade para agir e reagir à vida

Vamos falar sobre decisões e percepções da realidade a partir do Hermetismo, esse conjunto de leis universais que nos torna mais serenos porque compreendemos melhor as leis que regem o universo e a vida. Como passar fases de adaptação e de perrengue na vida sem surtar ou sem entrar em colapso emocional? Como viver o que cada fase traz e tomar decisões?

Já falei sobre a diferença entre inteligência e sabedoria. Pessoa sábia é a meta da nossa existência. A sabedoria, na ideia de Pitágoras, é uma grande meta evolutiva. É um conhecimento que não só nos dá plena ciência das virtudes e valores espirituais, como os transporta para as atitudes. Muda quem somos. Muda a forma como agimos e como reagimos.

A gente pode conhecer uma pessoa pela forma como ela age. Contudo, eu digo que você vai conhecer muito mais uma pessoa observando a forma como ela reage. Assim, ela vai demostrar muito mais quem realmente é. Em especial se for uma pessoa muito carismática, que lida bem o público, ela projeta uma imagem pública muito bonita. Mas quando essa pessoa reage, você vê de fato o que está no interior dela.

A boca fala o que o coração está cheio, mas as reações é que dão vazão mesmo ao que tem no coração.

O caminho de busca da sabedoria passa pela filosofia, integrar o conhecimento.

A vida é feita de fases. E ter esse conhecimento ajuda a compreender que tudo é cíclico. Muitas vezes, as situações que nos cercam não são das mais favoráveis. A vida não vai facilitar só porque você começou o processo de expansão da consciência. A questão é que a serenidade de compreensão de princípios como o ritmo, do Hermetismo, traz a tranquilidade de que nada é permanente. É uma tranquilidade e, ao mesmo tempo, uma agonia.

Querer que as coisas sejam sempre para agora e do nosso jeito desloca nosso foco consciencial. Porque passamos viver a expectativa do futuro. E deixamos passar a principal lição que o universo está trazendo naquele momento.

Se chegou para você é seu!

E quando falamos de Hermetismo é importante olhar para todos os princípios juntos. Os princípios de ciclo e ritmo não funcionam sem polaridade e vibração.  Polaridade e vibração operam em todos os planos. Então não funcionam sem correspondência.  E a correspondência não se compreende se não entender que o universo é mental, que é a primeira lei.

O que estiver vivendo, é porque tem que viver.

Essa serenidade tira você da vitimização e coloca num movimento de assimilação e contemplação da vida. Se é o que tem para hoje é o que eu vou viver!

Essa noção refresca nossa mente no sentido de buscar as respostas. Porque não vai ser uma pessoa externa que vai lhe trazer elas. A pergunta não é “por que isso veio para mim”, isso não muda nada. A pergunta é: qual o movimento que eu tenho que fazer diante dessa situação?

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati


Você também pode gostar de ver esse assunto em vídeo:

PARA ALUNOS

Temos um módulo completo de Iniciação ao Hermetismo no curso de [Exo]Realização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Juliana Rissardi
Aniversário do nosso mentor, General Uchôa.