MINIDOC: Espiritualidade e Bem Viver na Nova Terra

Para começar o ano em grande estilo o Círculo produziu um especial em formato de documentário com o tema “Espiritualidade e Bem Viver na Nova Terra”. Serão quatro episódios, de 17 a 20 de janeiro, segunda a quinta, sempre às 20h, pelo www.youtube.com/circuloescola 

Para falar desse tema tão amplo e profundo, nossas fontes são a psicanalista especialista em neurociência, Margarete Áquila e a Dra. Mônica de Medeiros, médica com mais de 30 anos de atuação em cirurgia e atualmente praticando a medicina integrativa.  Seja do ponto de vista da saúde mental ou da saúde física e autocura, ambas refletem temas como pandemia, emoções, doenças psicossomáticas, saúde integral, hábitos, quebra de paradigmas e autorresponsabilidade. 

No primeiro episódio já temos dados impactantes como: 

  • Segundo levantamento da International Stress Management Association – Isma-BR (2018), antes da pandemia de COVID-19, 72% dos trabalhadores brasileiros de 25 a 65 anos enfrentavam estresse em menor ou maior grau; entre eles, 32% já eram atingidos pelo burnout;  
  • Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que hoje existem mais de 400 milhões de pessoas deprimidas no mundo; entre 2005 e 2015 houve um aumento de 15% nos casos de ansiedade mundial e em 2019 uma pessoa se suicidou a cada 40 segundos no mundo;
  • Conforme a organização Global Footprint Network consumimos, a cada ano, 70% além da capacidade do nosso planeta. E as consequências ambientais e climáticas já podem ser observadas.


É fato que o avanço da ciência e tecnologia está nos fazendo viver mais, mas estamos vivendo melhor? Será que através da reconexão com a espiritualidade seremos capazes de alcançar um estado de bem viver? A espiritualidade e o bem viver são o caminho para a Nova Terra?


Dra. Mônica de Medeiros oferece sua visão de futuro: 

“Perdemos a referência do que é ter saúde. Entendo que no futuro não vamos mais viver em megalópoles, mas em lugares com um jardim com flores e outro com plantas para comer. A tecnologia vai ser ainda maior do que é hoje, mas a gente vai ter um estímulo enorme de viver com a mão cheia de terra, porque isso vai trazer saúde. Enquanto estivermos reféns deste avanço tecnológico apenas entre aspas, com o sentido apenas de facilitar a vida, mas sem destruir nosso conhecimento ancestral do que é uma vida em paz”. 

Saúde mental, uma nova pandemia?


Margarete fala da incapacitação emocional trazida pela pandemia e do que está por vir em termos de saúde mental. 

“As pessoas estão com dificuldade de entender que a vida não é um fardo, nem castigo. A vida é um desafio empolgante de superação constante. Se a gente ainda olha a vida como um castigo, estamos com o estado de consciência muito restrito. Mas se olharmos como um desafio empolgante, estamos ampliando a consciência porque percebemos o que vem por trás de uma lição como essa da pandemia. Muita gente não entendeu a lição e voltou a sua vida de sempre, egoísta, rasa, voltada para si mesmo. Mas tem quem compreendeu que o momento é de expansão, de olhar a dor do outro e me responsabilizar também pelas minhas atitudes”. 

Confira a programação dos 4 episódios, sempre às 20h, no Youtube do círculo:

  • SEGUNDA (17/01) – #MINIDOC Espiritualidade e Bem Viver na Nova Terra | Ep 1/4
    Temas: pandemia, saúde mental e propósito

  • TERÇA (18/01) – #MINIDOC Espiritualidade e Bem Viver na Nova Terra | Ep 2/4
    Temas: emoções, doenças psicossomáticas e a saúde integral

  • QUARTA (19/01) – #MINIDOC Espiritualidade e Bem Viver na Nova Terra | Ep 3/4
    Tema: Hábito: a chave da nova terra

  • QUINTA (20/01) – #MINIDOC Espiritualidade e Bem Viver na Nova Terra | Ep 4/4
    Temas: quebra de paradigmas e autorresponsabilidade 

Artigos relacionados

Respostas