O General e as práticas secretas de Yoga

Acervo do General Uchôa

Encerrando nossa breve série de estudos sobre a Índia no Acervo do General Uchôa, vamos ver que o General acessava conhecimentos e práticas de tradições do Yoga, antes mesmo delas chegarem ao Brasil oficialmente.

O Yoga como sistema milenar de ampliação da consciência tem os primeiros registros muito antes da da Era Cristã. E tratados importantes como os Yoga Sutras, de Patanjali, são datados dos primeiros séculos depois de Cristo. As práticas dos yoguis e yoguinis da Índia, homens e mulheres de elevada estirpe espiritual, ficaram por longo período restritos ao país e sua cultura. Conta a história que foi em 1893 que o primeiro monge indiano falou ao Ocidente sobre o tema, no discurso proferido por Swami Vivekananda, na abertura do Parlamento das Religiões, em Chicago (EUA).

Prof. Hermógenes.

Dando um salto quântico na história, por questões didáticas, no Brasil, a primeira academia de Yoga foi fundada por Shotaro Shimada, em 1958, em São Paulo. Mas, em termos de conteúdo editorial, foi apenas em 1960 que foi editado o livro “Autoperfeição com Hatha Yoga”, de José Hermógenes de Andrade Filho (1921-2015), e um dos autores citados nos documentos do General.

O livro é até hoje referência no estudo do yoga no Brasil para saúde integral. Prof. Hermógenes – como sempre foi chamado por todos – antes de dedicar toda sua vida ao estudo do yoga, com dezenas de livros publicados, também era militar e professor, assim como General.

Livro com mais de 60 ed.

O Acervo do General Uchôa nos surpreende, no entanto, com documentos de antes disso – décadas de 1950 – mostrando que o General recebia instruções via correio de um monge indiano, através de uma associação mística, e já praticava posturas, exercícios respiratórios, limpezas e meditações (asanas, pranayamas e kriyas), que na época eram consideradas secretas.

Nesta parte do documento vemos explicações de termos hoje bem comuns aos praticantes de yoga:

E nessa outra página, do mesmo documento, a imagem de algumas práticas avançadas:

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também: