O ideal educacional do General Uchôa

Carreira e dedicação como Professor.

Documentos do Acervo mostram a carreira e dedicação do General como Professor

Um documento datilografado de nove páginas, datado de 03/07/1980, é o registro que consta no Acervo do General Uchôa de seu curriculum vitae. Nele, é possível observar sua longa trajetória e dedicação ao magistério, desde a educação fundamental até a superior. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro (RJ), com especialização em ensino e domínio de línguas (Inglês, francês e espanhol), o General foi professor de Engenharia do Exército Brasileiro e de mecânica racional por quase 20 anos na Escola Militar do Realengo (RJ) e na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN. Em 1949, como professor catedrático da AMAN, chefiou uma delegação de professores em uma visita de estudos e análise do sistema educacional da Academia Militar de West Point, nos EUA.

Leia o currículo completo do General Uchôa:

Acesse a integra do documento clicando na imagem.

Em sua autobiografia “Em Busca da Verdade”, publicada na década de 1990, ele deixou claro seu amor pela educação:

“(…) Aliás, essa visão sempre me estimulou mais e mais na “Busca da Verdade” e, hoje depois de mais de vinte anos de magistério efetivo na Escola Militar do Realengo e na Academia Militar das Agulhas Negras como, também, outros muitos anos, ultimamente, como dos Fundadores e Diretores da União Pioneira de Integração Social (UPIS), instituição de ensino superior, com seus Cursos e Faculdades, aqui, em Brasília, é que vejo como ainda está longe aquele ideal educacional! A educação para uma cidadania cósmica, universal do homem, visando ao seu DESTINO MAIOR NO PLANO DIVINO, para a nossa CIVILIZAÇÃO, ainda tão conturbada. Está ele mesmo longe, bem longe de sua meta planetária….” (Pág 34)

No Ensino Superior, o General fundou, na década de 1970, a União Pioneira de Integração Social (UPIS), uma universidade que funciona regularmente até hoje em Brasília (DF). Também atuou no Departamento de Assuntos Universitários Ministério da Educação e recebeu condecorações por sua atuação no magistério. Devido aos muitos livros escritos, foi membro e presidente da Academia de Letras e Música de Brasília – ALMUB.

Neste recorte do jornal Tribuna da Imprensa, de agosto de 1970, que integra o Acervo, vemos seu interesse em um projeto de lei que cogitava a implantação de cadeira de Parapsicologia nas faculdades de Medicina no país.

Acesse a integra do documento clicando na imagem.

Em outro documento do Acervo, temos a transcrição de palestra proferida pelo General Uchôa em um Rotary Club de Resende (RJ), em que ele fala sobre a importância da educação dentro da Academia Militar, no que parece também ter sido um convite para o general falar como representante em homenagem aos professores.

Acesse a integra do documento clicando na imagem.

Ainda em seu livro “Um Busca da Verdade”, encontramos os seguintes trechos sobre educação:

“(…) assim pensava, sentia e aspirava, certo de que a minha real vocação seria ensinar, educar e concorrer para a formação do jovem, segundo uma linha que não era a vigente.”

“(…) sinto intensamente, que empreguei bem o meu tempo na área do ensino superior, servindo aos elevados ideais que são culminantes no Evangelho do Senhor!”

No texto desta semana destacamos a carreira do General como professor da educação formal de sua época. Mas sabemos que ele foi muito além, tendo fundado e se dedicado aos estudos e ensino de questões metafísicas como parapsicologia, ufologia e espiritualidade.

Na próxima semana vamos explorar o Acervo nos documentos que mostram seu envolvimento com pesquisas e estudos esotéricos.

Acesse aqui a integra do Projeto Acervo do General Uchôa, um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo ainda conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

A cada semana estamos contando um pouco de tudo que vamos descobrindo juntos.