fbpx

Reiki, a energia vital universal

reiki

É sobre o Reiki que falamos neste Conteúdo Inteligente para um Mundo bem Melhor. O século XX foi marcado por grandes descobertas no âmbito da saúde, incluindo as terapias integrativas. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, faz uso recorrente da técnica. Em 2017, o Brasil integrou o Reiki aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

No Brasil, uma pesquisa feita pelo psicobiologista Ricardo Monezi, da Universidade Federal do Estado de São Paulo, apresentou resultados interessantes no tratamento de camundongos com câncer. Segundo o pesquisador, a energia manipulada por meio do Reiki produz ondas físicas, que liberam hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo.

Reiki, a palavra japonesa que significa energia vital universal

De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difusão do Reiki, o método é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. O objetivo da imposição de mãos é manipular as energias para canalizá-las nos centros de força do paciente – os Chakras­ – localizados em determinados locais do corpo.

A história do REIKI conta que essa energia foi redescoberta na Terra por Mikau Usui, um professor e monge Japonês, que em 1922, fez um retiro budista de jejum e meditação por 21 dias. Em uma de suas meditações, Usui entrou em contato com um ser superior que o ensinou a utilizar a técnica, bem como a metodologia da imposição das mãos e símbolos. Diferentes tipos de Reiki também foram desenvolvidos, como o Reiki Xamânico, Reiki Karuna, entre outros.

Durante uma sessão, o terapeuta impõe as mãos ou toca suavemente algumas partes do corpo, tais como: cabeça, mãos, pés, costas e tórax, com o intuito de atuar como um canal de captação e transferência da energia vital universal. Podem receber Reiki seres humanos, animais e plantas. Toda sessão é realizada de acordo com princípios éticos, sempre mantendo extremo respeito pelo paciente. Não é necessário uso de roupas especiais e muito menos que o paciente as tire.

Para ser um reikiano e aplicar a terapia, é preciso fazer cursos com um Mestre Reiki e receber a ativação da energia, que é feita em quatro níveis. O Terapeura Reiki é reconhecido pelo Ministério do Trabalho no Brasil para atuar profissionalmente. O Reiki também é oferecido gratuitamente por grupos de reikianos voluntários e em centros espiritualistas.

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, os pacientes que passam por uma sessão de Reiki geralmente dizem:

“Sinto-me muito revigorado”
“Pareço pensar com mais clareza.”
“Acho que adormeci.”
“Não consigo acreditar como suas mãos ficaram quentes!”
“Sinto-me mais relaxado do que depois de uma massagem.”
“Minha dor de cabeça sumiu.”


ASSSITA O PROGRAMA EM VIDEO

Artigos relacionados

Respostas