Revistas no Acervo do General Uchôa

Ciência, ufologia, parapsicologia e mistérios de antigas civilizações.

Quem viveu os anos anteriores à revolução da internet na comunicação deve lembrar de algumas famosas publicações impressas como: Revista Manchete; O Cruzeiro; Pais e Filhos e Realidade. O Acervo do General Uchôa possui uma coleção de 17 matérias de revistas (não são as revistas inteiras) de assuntos que eram do interesse do General como ciência, ufologia, parapsicologia e mistérios de antigas civilizações, além das que citam ele como fonte. No Acervo foram encontradas revistas que datam desde 1968 até a década de 1980.

Atualmente, as revistas não possuem mais a mesma força editorial de antes da era digital, pois eram essas publicações que abordavam pautas de forma mais aprofundada e, diferente do papel jornal, tinham mais beleza, cor e durabilidade. Juliana Rissardi, Historiadora responsável pelo Acervo, explica a importância do cuidado e disponibilização desse tipo de material.

“Manter arquivos físicos e digitais como esses, mesmo não sendo diretamente da personalidade em si, no caso, o General, é uma ferramenta de extrema importância para a pesquisa e divulgação desse conhecimento. Elas nos mostram sobre os interesses pessoais do General, assim como são uma forma de acesso a revistas antigas e raras, nem sempre disponibilizadas pelas próprias editoras”, explica.

Como curiosidade, ela conta, por exemplo, que as revistas colecionadas pelo General possuem um tamanho físico maior que o convencional, como o A4 ou ofício, o que demandou estratégias diferentes de guarda em relação ao tamanho das pastas e espaço nas caixas de arquivos.

Destacamos aqui três matérias de Revistas do Acervo:

Reportagem da Revista Manchete, de 1968, assinada por Mário de Biasi, sobre os mistérios das pirâmides do Egito, com histórias e curiosidades, além das fotos das pirâmides.

Reportagem da Revista O Cruzeiro, de 1968, assinada por Franco Bandini, Giancarlo Masini e Bartolo Pieggi, sobre o mistério dos discos voadores e avistamentos.

Reportagem da Revista Manchete, de 1979, assinada por Marlene Anna Galeazzi, relata fenômenos e estudos de contatos com Ufos, capacidades telepáticas, presenças extraterrenas no Brasil e formato piramidal em que Brasília foi construída, no 1° Congresso Mundial de Ufologia. Menciona os ufólogos Pierre Delval, Atémio Long, Carlos Ducatti, de Porto Alegre, com menção ao General Uchôa como organizador do evento e foto dele em palestra.

A aula completa no site com as 17 publicações pode ser acessada aqui.

Acesse aqui a íntegra do Projeto Acervo do General Uchôa, um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também: