Seres elementais no Acervo do General Uchôa

O conhecimento sobre os Elementais, também chamados de Espíritos Divinos ou seres da natureza sempre foram mencionados nos estudos de magia, ocultismo e xamanismo. Com o tempo, porém, o homem perdeu muito de seu contato com o reino elemental. Mais uma vez, o Acervo do General Uchôa mostra seu pioneirismo em muitos temas, pois ele também estudava os seres etéreos da natureza.

Neste trecho de sua autobiografia Uma busca da Verdade, ele relata a ocasião em que teve experiência com esses seres.

“Em Durham, ainda com o Elson e o Dr. William Roll, tive uma experiência única: visitei o local de trabalho de uma médium profissional, Patricia. Era um ambiente muito agradável, pleno de florestas, junto a uma barragem! Ampla construção de madeira, com quartos de aluguel; um muito espaçoso hotel atípico, em que se cultivava a mediunidade em alto nível Ficou-me a bela lembrança da estada ali, onde assistimos a diferentes trabalhos mediúnicos. Sentimo-nos todos muito bem. Como o ambiente era apropriado, dado o envolvimento com florestas tão exuberantes de vida, certamente, visitadas ou habitadas por espíritos da natureza, elementais que, muitas vezes, se comprazem em colaborar nos trabalhos humanos!...” (pág 301)

O General inclusive palestrava sobre o assunto, como podemos ver neste manuscrito de dezembro de 1970, com anotações de preparo para uma palestra sobre plano astral, espíritos da natureza, elementos e elementais.


E neste outro documento, um recorte do do Jornal do Brasil (RJ), de 1973, guardado pelo General, fala sobre o culto do fogo, suas simbologias e mitos.

Mas o que são os seres elementais ou espíritos da natureza?

Gnomos, duendes, fadas, salamandras, silfos, ondinas e sereias. Cada esfera de evolução tem seus habitantes. Os elementais são seres que vivem em harmonia com os elementos: terra, água, fogo e ar. São guardiões do mundo natural e preservam o equilíbrio entre os planos dévico e humano.

Cada ser da natureza é responsável por manipular a energia do seu próprio elemento, mesmo que um ou outro transite nessas funções. Os gnomos, por exemplo, são responsáveis pelas energias da terra, e existem fadas que mesmo sendo do ar, podem também ter um papel com o elemento terra. Alguns exemplos de elementais são: Terra – Gnomos e duendes; Água – Ninfas, sereias e ondinas; Ar – Fadas e Silfos e Fogo – salamandras.

Para saber mais sobre esse mundo natural, sugerimos dois livros, que podem ser encontrados em lojas online:

 

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.


Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também:

Artigos relacionados

Respostas

  1. Adoro esse tema e me interesso muito no estudo dos elementais.
    No livro “Aruanda”, do Robson Pinheiro, o espírito Ângelo Inácio descreve a ação dos elementais no plano espiritual e como eles são importantes nos trabalhos de desmanche de magia negra. Vale a pena ler.