fbpx

Uchôa, o General das Estrelas

O General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa é o mentor espiritual do Círculo desde antes mesmo do Círculo existir. Tudo começou quando Juliano Pozati estava produzindo os documentários Data Limite, segundo Chico Xavier (2014) e No meio de Nós (2016), em especial, no período de divulgação dos trabalhos, quando o General fez os primeiros contatos mediúnicos com Pozati.

Atualmente,  o General orienta a missão do Círculo como escola de filosofia e espiritualidade. O Círculo também tem a honra de abrigar o acervo do General, composto de palestras em áudio, manuscritos, documentos, fotos, clipagem, etc.., entregues aos nossos cuidados pelo seu filho, o General Paulo Roberto Uchôa. A obra do General é profundamente estudada no Curso de Introdução à Exoconsciência, do Círculo.

 

“A fuga do fenômeno pela impossibilidade de trazê-lo ao entendimento das leis vigentes faz com que o preconceito científico se torne um freio à evolução da própria ciência.” Gen. Uchôa

Quem foi o General Uchôa?

O General Uchôa nasceu em 1906 (Alagoas) e desencarnou em 1996 (Brasília). É reconhecido como um sério parapsicólogo e pesquisador de fenômenos paranormais, com um vasto conhecimento da Teosofia e especialmente da Ufologia.

Foi engenheiro geógrafo e civil, oficial de engenharia do Exército Brasileiro e professor de cálculo vetorial e mecânica racional da antiga Escola Militar do Realengo. Foi também professor catedrático de mecânica racional na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Esse alagoano de Murici tornou-se uma das figuras mais ousadas dentro do campo da Parapsicologia e temas afins, inicialmente, revelando-se logo depois um dos mais notáveis ufólogos que o Brasil já teve.

Em 1972, ele fundou a entidade esotérica Associação Universal Morya. Ainda na década de 70, também fundou a União Pioneira de Integração Social (UPIS), uma universidade que funciona regularmente até hoje na Capital Federal. Anos depois instituiu o Centro Nacional de Estudos Ufológicos (CENEU), que promoveu, em 1979, I Congresso Internacional de Ufologia, em Brasília.

 

“A diferença entre os cientistas e os grandes místicos consagrados é que, esses últimos, são sábios que alcançaram o conhecimento superior – posto que apreendem a realidade através das faculdades que desenvolveram muito além das normais.” Gen. Uchôa


Qual o seu legado?

Autor de inúmeras obras, entres as quais sete dedicadas à Ufologia e Parapsicologia:

“Hoje as religiões intuem, a ciência começa a mostrar e os grandes instrutores ensinam que o homem possui uma potencialidade incrível, supostamente para ser desenvolvida com o tempo.” Gen. Uchôa

O GENERAL NA MÍDIA 

Entrevista concedida ao jornalista Heitor de Andrade, para a TV CAPITAL, em Brasília, em 1984, sobre o tema “A medicina dos homens e a medicina dos Deuses”.

Participação em detabe na TV Brasília, em 1982,  sobre Parapsicologia:

Clique aqui para assistir a palestra “A Avançada Ciência e Espiritualidade dos Extraterrestres Pesquisados em Alexânia/GO”, apresentada por Paulo R Yog M Uchôa (filho do Gen Moacyr Uchoa) no V Fórum Mundial de Ufologia, em Foz do Iguaçu, dia 22 Nov 2013.

“O Hiperespaço como o ambiente mais sutil, sem limites de espaço e tempo, onde o homem haverá de operar quando tiver desenvolvido, plenamente, as qualidades já demonstradas pela Parapsicologia.” Gen. Uchôa

 

A mídia brasileira lhe deu o nome de “General das Estrelas”


Em verdade, nada disso se nos afigura absurdo (referindo-se às dimensões superiores da realidade), a não ser que queiramos impor as nossas próprias limitações à infinita riqueza da realidade universal. ” Gen. Uchôa

Projeto Acervo General Uchôa

Entre os materiais deixados pelo general, o Círculo trabalha na digitalização de 49 fitas K7 com palestras gravadas, que estão sendo disponibilizadas.

 

 

 

Durante duas décadas ele organizou e coordenou pesquisas sobre  OVNI’s. Suas vigílias ou expedições contaram com a participação de muitos profissionais da área médica, jurídica, militar, etc. Todos puderam registrar seus testemunhos de inúmeros fenômenos de OVNI’s. Os livros do General Uchoa relacionam esses eventos e os apresentam como evidências empíricas, com análises teóricas resultantes de tais experiências. Foi um homem com grande conhecimento e enorme bagagem científica, que teve sempre a coragem de assumir sua posição.