A comunicação que funciona

Série de aulas abertas sobre Comunicação Não-Violenta

No canal do YouTube do Círculo estamos com uma pequena série de três aulas abertas, às quartas-feiras, às 20h, sobre Comunicação Não-Violenta – CNV. Para falar sobre o assunto convidamos Juliana Milet, que estuda a CNV no âmbito da conciliação e mediação do judiciário. Porém, para além de uma ferramenta que está auxiliando o sistema jurídico a buscar formas mais efetivas na condução e resolução de conflitos, a CNV pode ser aplicada em todos os aspectos e relacionamentos da vida para uma comunicação que funciona.

As aulas partem da principal obra sobre a CNV, que é o livro “Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, de Marshal Rosenberg, Orientador Educacional em escolas norte-americanas durante o período de transição do regime de segregação racial nos EUA. Ao observar as dificuldades de comunicação entre as pessoas naquele momento histórico do país ele começou a desenvolver a CNV, em 1961.

O objetivo dessas aulas é trazer de forma simples e didática a Comunicação Não-Violenta, de maneira que você consiga aplicar no seu dia a dia. Como explica Juliana, na aula 1, Marshal acreditava que quando entendemos o que o outro sente e precisa, percebemos que o outro é muito parecido conosco, assim conseguimos entender a essência do outro e nos abrimos mais para se relacionar:

AULA DO CIRCULO | O que é Comunicação Não-Violenta – CNV ? – aula 1/3 | Juliana Milet

Na aula 2, Juliana aborda o que são os quatro passos da CNV: 1º – observar sem julgar/avaliar; 2º – identificar e expressar sentimentos; 3º – identificar e expressar necessidades e 4º – fazer um pedido bem específico que enriqueça a vida.

AULA DO CIRCULO | Como aplicar a Comunicação Não-Violenta – CNV – Aula 2/3 | Juliana Milet

A aula 3 vai ao ar dia 13/10, às 20h, no YouTube e vai focar na pratica de fazer um pedido não violento.

______________________

SOBRE JULIANA MILET – Aluna do Círculo desde 2019, Juliana é Analista Judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, onde fez o Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais. É Bacharel em Direito pela UFPE, com pós-graduação em Direito Processual Civil. Atualmente, também cursa Licenciatura em Filosofia pela USF.