A conexão com o Mestre Jesus

Acervo do General Uchôa.

General Uchôa sempre teve em Jesus sua inspiração maior, acima de qualquer dogma, como Cristo da humanidade terrestre.

Entre os mestres espirituais que o General Alfredo Moacyr Uchôa tinha especial apreço, Jesus sempre teve lugar de destaque. A informação é de seu filho, Gen. Paulo Uchôa, que mora em Brasília, e conta do hábito de seu pai de reunir a família às quintas-feiras à noite para o estudo e interpretação da Bíblia. Nessas ocasiões, o General Uchôa também utilizava outro livro sobre a vida de Cristo, chamado Harpas Eternas.

O General escreveu até mesmo um livro sobre o mestre Jesus, com o título Cristo para a Humanidade de Hoje – científico, Social e Político, em que estudou profundamente a figura do Cristo planetário e sua missão com a humanidade terrestre, como pode-se ler nesse trecho:

“Hoje, nos dias que correm desta altura do século, o Senhor Cristo está, como dantes, conosco, com a Humanidade que Ele insiste em conduzir ao próprio destino. Mas, agora, não mais à forma do Divino Peregrino do Amor, passando pelas estradas, atravessando campos difíceis, subindo os montes para que a Palavra fosse à maior distância (…) Ele está, agora, segundo a Sua Própria Palavra, na inspiração, na força e no divino significado do Espírito de Verdade, que anunciou e que viria “Restabelecer Todas As Coisas e Ensinar Muitas Outras”, que não podia oferecer àquele tempo! (UCHÔA, Cristo para a Humanidade de Hoje, pág.18)

Paulo lembra ainda que quando o General Uchôa começou a desenvolver mais intensamente suas capacidades parapsicológicas e mediúnicas, a energia de Jesus estava sempre presente. “Mas claro que ele sabia que essa era uma energia muito superior, até mesmo em relação a outros mestre da Fraternidade Branca e o Mestre Morya, com quem ele teve comunicações mais diretas”, ressalta. Na sua autobiografia Uma Busca da Verdade, o General conta uma curiosa e romântica história relacionada ao seu casamento e a figura de Jesus:

“(…) eis que logo”, a 3 de outubro de 1929, faço a minha estreia na oratória, falando na noite desse dia, no Centro, sobre o Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec. (…) Eis, então, que me senti impelido a aceitar falar sobre Jesus, o Cristo, no Natal que se aproximava. Aceitando, sob pressão cordial e amiga, a missão, estaria muito longe de imaginar o que iria suceder, a partir de tal conferência sobre Jesus! Era o que de mais importante na minha vida poderia me ocorrer: ali, naquela conferência vi, pela primeira vez, minha futura esposa Ena Morgade de Miranda. (…) Uma conferência, a primeira que fiz, sobre Jesus, o Cristo, nos casou. Por isso certamente temos sido tão e tão felizes!…. (UCHÔA, Uma Busca da Verdade, pág. 93).

Jesus no Acervo do General

O interesse por Jesus é confirmado em diversos documentos do Acervo do General Uchôa. São anotações, orações, estudos e desenhos. Nesta matéria, de junho de 1980, o assunto foi o lançamento de seu livro “Cristo para a Humanidade de Hoje”.

Leia a integra do documento clicando na imagem .
Neste documento, anotações de próprio punho, com referências e citações bíblicas sobre Jesus:

Leia a integra do documento clicando na imagem

Em uma transparência que foi utilizada para uma palestra, o General fez o desenho de um triângulo, com termos explicativos sobre Logos, Cristo e Universo manifestado.

E como ele gostava muito orações, aqui vemos uma prece de Natal de sua autoria sobre o mestre:

StarTape Project – Palestras em áudio do General

O grande interesse do General Uchôa por Jesus também pode ser encontrado na parte em áudio do acervo, com palestras que foram gravadas em fitas k7 e agora são digitalizadas e transcritas para pesquisa e difusão. Na Aula – Senhor do Mundo – Parte 2, o General diz:

“…Não tenhamos ilusões, eu costumo dizer isso: como nós precisamos do Cristo, o Cristo precisa de cada um de nós, porque se nós não realizarmos os caminhos que ele aponta, os caminhos internos da realização do ser, no fim desse ciclo, Ele, o Cristo, Ele com toda a dignidade do seu espírito imortal, Ele terá falhado na sua missão que é conduzir a nossa difícil, pobre, difícil humanidade a um destino maior. De forma que nós devemos sempre nos recordar disso…” Confira a integra do áudio.

Projeto Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo ainda conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

A cada semana estamos contando um pouco de tudo que vamos descobrindo juntos no Acervo.