A guarda permanente do acervo físico do General Uchôa

Mais de 600 documentos.

Após sete meses de trabalho nos documentos físicos do Acervo do General Uchôa, eles chegam ao seu local definitivo de guarda: caixas de arquivo de polietileno pretas – mais resistentes que as comuns de papelão – e um ambiente físico seguro, longe de poeira e umidade para preservá-los. Juliana Rissardi, historiadora responsável pelo Acervo, destaca que a cor preta não é comum para a guarda, mas, segundo ela, “aqui nós não somos comuns!”.

No último texto sobre o sobre o acondicionamento do Acervo mostramos como os mais de 600 documentos estão organizados em pastas. Além disso, cada um deles passou por vários processos como higienização, organização física, digitalização, catalogação, pesquisas e produção de conteúdo.

Juliana explica que o Acervo do General Uchôa possui alto valor histórico e que não houve descarte de nenhum documento.

“Agora, a maior parte das pesquisas e trabalhos serão feitos através do acervo digital no site do Círculo e das planilhas de catalogação. Os originais, além de seu valor histórico, poderão ser necessários em casos de alguma digitalização de melhor qualidade, perda de suporte, fotografias, filmagens ou para atender diferentes níveis de estudos e pesquisas”.

Caixa de arquivo aberta com marcadores.

Os documentos confiados pela família Uchôa aos cuidados do Círculo e do Juliano Pozati são um patrimônio primeiramente familiar, passado por gerações, e para a história e pesquisas ufológicas, parapsicológicas, esotéricas e espiritualistas no Brasil e no mundo.

O Acervo é um patrimônio insubstituível e o cuidado é o terreno firme para que os documentos continuem com a missão que o General Uchôa recebeu em 1968, na Fazenda de Alexânia, de seu mestre:Você tem uma missão aqui! Observar, pesquisar, escrever livros e divulgar”. E foi o que ele fez até o final de sua encarnação, e continua fazendo no plano espiritual. Quem conhece a história e a obra do General sabe que não existe a limitação do espaço tempo.

Acesse aqui a íntegra do Projeto Acervo do General Uchôa, um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também: