A magia do saber está no ar!

Saiba tudo sobre o primeiro encontro da Ordem Secreta das Fadas.

Comprei uma varinha mágica para mim e uma para o meu filho Lorenzo, de um artesão que expunha seu trabalho no Parque da Uva, durante o XII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier. Sem nunca ter visto um filme sequer da série de J. K. Rolling, ele e eu saímos duelando e correndo pelos pavilhões do parque, lançando feitiços “imaginários” um no outro, durante um dos intervalos da programação (e nos divertimos à beça, diga-se de passagem!)

Por uma daquelas coisas mágicas da sincronicidade, do campo e da intenção, cruzamos o caminho da Sandra e da Joelma, que discutiam a possibilidade de realizar um projeto para resgatar a magia de ensinar, no coração das professoras da rede pública. “Cortaram as asas das nossas fadas”, me disse a Sandra Bittencourt, que além de pedagoga e consteladora, também faz parte do Círculo.

“Estávamos falando sobre o filme da Malévola, de quão forte é a cena onde ela se vê com as asas cortadas. O sistema, a pressão, as condições da educação e a falta de esperança têm cortado as asas das nossas professoras, as verdadeiras fadas da nossa vida!” – me dizia a Sandra. “Precisamos fazer algo para quebrar esse encanto!” – arrematou. “Estou dentro”, respondi de pronto.

A atriz e pedagoga Joelma Marcolino, na pele da Profe Bru. Dinâmica levou professoras a transformarem a Bruxa em Fada.

Foi o suficiente para acionarmos o Círculo da Ação e começarmos a pensar juntos numa celebração mágica, que pudesse inspirar as professoras. Nossa turma (Círculo) ficou incumbida das varinhas mágicas, dos certificados e do momento de imersão com as professoras. Sandra, da Escola Ágape de Aprendizagem, cuidou dos conteúdos e dinâmicas da noite, além de ceder seu aconchegante espaço para receber as fadinhas “profes”. Daniella Robbi, do IPE Bela Vista, agilizou com muito carinho toda a logística de divulgação, recepção e relacionamento com a turma. Juntos com a Joelma Marcolino, desenhamos a experiência da noite. Jo, atriz e pedagoga, criou em sua mente brilhante a Profe Bru, uma caricatura ácida do estereótipo que muitas vezes aprisiona e representa o paradigma do professor no seu dia-a-dia. Foi em uma tarde, reunidos no consultório da Sandra, que juntos fundamos a Ordem Secreta das Fadas!

Durante a noite do dia 15 de outubro de 2019, realizamos nossa primeira reunião secreta, mas pouco discreta. As professoras foram convidadas a relembrar o momento em que sua vocação despertou e, juntas, transformaram, com feitiços de bem, incentivo e esperança, a Profe Bru em Pro Fá – uma fada cheia de cordialidade, que retribuiu a cada uma das professoras com o mesmo desejo encantado com que elas foram capazes de verbalizar e de desejar para a nova fada, num exercício de reciprocidade.

Ao final, fizemos juntos uma viagem ao lugar interior de aconchego que trazemos dentro de nós. Lá, encontramos a nossa criança, plena de inocência e amor sincero, trazendo-a para a superfície do nosso ser e permitindo que a sua energia promovesse a renovação tão necessária em nossas melhores intenções, antes adormecidas pelo peso frenético do cotidiano.

A noite terminou com a diplomação e entrega das varinhas à turma de professoras, que, mais uma vez, pronunciaram feitiços com desejos de bem e incentivo, umas às outras.

O projeto da Ordem Secreta das Fadas é uma iniciativa experimental do Círculo com a Escola Ágape e o IPE, que objetiva um impacto real neste setor tão estratégico que é a educação. Acreditamos que o primeiro passo foi dado. Acredito no mote Conhecimento – Movimento – Transformação e que o melhor ainda está por vir, nesta nova frente de trabalho, iniciada ontem.

Compartilho abaixo alguns depoimentos fofos que recebemos das professoras que participaram da primeira reunião da Ordem Secreta das Fadas:

Noite mágica, vocês arrasaram! ✨
Diferente de tudo o que já participei, foi encantador. Deu aquela injeção de ânimo. 😀
Parabéns por cada detalhe que preparam para este encontro.
Carol Moraes Roveri

Já quero aproveitar para dar os parabéns pela noite maravilhosa!!!!
Foi ótimo! Foi encantador! Amei!!!!
Emilce

Foi uma noite maravilhosa, surpreendente do início ao fim! Gratidão por cada detalhe e por prepararem tudo isso com muito amor e carinho para nós!!! Vocês são sensacionais! Amei cada momento e foi como um resgate de tudo aquilo que sou… Professor não escolhe, nasce! Que honra ter nascido Professora !!! Obrigada por tudooooo!!!
Juliana Tristão

O encontro foi mesmo encantador, espero pelo próximo!
Daniela Cruz

Eu agradeço imensamente por tudo que vivenciei ontem… Tudo maravilhoso!!! Só validou meu amor pela EDUCAÇÃO!
Maria Regina Miliani

Eu amei! Nos ensinaram a lidar e não nos deixar contaminar e sim transformar!!! Foi enriquecedor! Que oportunidade única que tivemos! Virei fã! Quando ocorrer um negativismo, pegarei minha varinha e lembrarei dos ensinamentos! Que linda a varinha! Era meu sonho ter uma igual do Harry Potter 😍Grata! Deus abençoe todos(as)!
Vanessa

Foi uma noite encantadora!
#GratidãoPelaOportunidade
Andrea Luciano