fbpx

Alegria é a força vital do ser humano

alegria_robertocaruso

Uma aula de Roberto Caruso sobre o poder de transformar
e transmutar as emoções desagradáveis.

A alegria é considerada uma das quatro emoções básicas do serres humanos. Mas quando a ciência fala que as emoções básicas são raiva, tristeza, medo e alegria, eu fico pensando, por que três emoções desagradáveis e apenas uma que deixa a gente numa vibração boa? Para mim, a resposta é: porque ela é mais forte que as outras!

Eu sou a prova viva de quando estou alegre, e vem uma força de medo, tristeza ou raiva, tem que ser muito forte para me tirar o prumo. Alegria é a força vital do ser humano. E não digo isso porque sou romântico. E porque a frequência vibracional que acontece no nosso corpo quando estamos em estado de alegria é muito elevada.

Vamos começar a falar dessas emoções:

  • Medo – quando estamos com medo, o corpo fica tenso, coração bate mais rápido, a ciência mostra que há uma liberação muito forte de adrenalina, ficamos sem ar, a pressão sanguínea aumenta… todos os sentidos são recrutados para se manter vivo e ficamos num estado aterrorizante. E decidimos então em milésimos de segundo entre a luta ou a fuga. Às vezes essa reação congela a pessoa, que fica catatônica ou desmaia. Todo sesse recrutamento de energia é importante para salvar e manter a vida, diante de uma ameaça. É por isso que o medo não tem que ser descartado da nossa vida, mas compreendido e aceito. Ele aparece em função de um grande perigo.
  • Raiva – é muito parecida com o medo, mas com carga maior de estimulo para luta. Quando começa a nascer a raiva, ela recruta ainda mais a pulsação cardíaca, porque em breve vai começar uma luta de vida ou morte. E ainda é um mistério porque animais e seres humanos, em algum momento da luta param ou lutam até a morte. Raiva é despertada por diversos motivos e vem em ondas. Ela está diretamente ligada à questão da sobrevivência. Na sociedade atual, por conta de uma série de fatores, o gatilho da raiva ficou fácil de ser acionado. Por muito pouco disparamos violência verbal ou física. Mas utilizar a raiva por mera contrariedade de opinião, como torcer por um time de futebol diferente, é uma emoção que limita a ignorância.
  • Tristeza – por que ficamos tristes? Qual a função da tristeza? Na minha opinião, ela tem a competência de baixar nossa atividade e fazer com que a gente fique mais reservado, menos ativo, mais calado. Geralmente a tristeza esta presente quando temos uma perda, uma pessoal nos deixa, um amor não é correspondido. Ela nos faz refletir melhor sobre a situação e ter a capacidade de fazer que a gente transborde em lágrimas e soluços. E temos que respeitar, porque é uma forma de purificar os pensamentos e sentimentos. Histórias antigas dizem que as lagrimas temo poder de revelar as emoções mais verdadeiras que a pessoas sentiam. E isso aparece no Harry Potter, por exemplo, em capítulos que dizem que as lagrimas de uma pessoa trazem memorias e você consegue paz e equilíbrio na situação. A questão é que ficar muito tempo triste e melancólico pode levar a um processo de depressão.

E aí vem a Alegria!

  • Você conhece alguém que consegue conviver bem, cuidar e acolher, ter momentos de paz e tranquilidade, criar coisas boas, quando está com medo?
  • Conhece quem consegue se relacionar bem, se organizar e motivar ou outros quando está com raiva?
  • Ou alguém que consiga tomar decisões importantes e liderar pessoas com criatividade, se estiver triste?

A resposta é um gigante NÃO!

Eu já passei dos 50 anos e tive muita experiência de medo, raiva, tristeza, mas as que eu mais gosto de lembrar são as de alegrias. É a alegria que te transforma em uma pessoa SUPER! Super magnética, atraente, desejada, amada, consciente, presente!

Alegria tem o poder de transformar e transmutar todas as outras emoções de uma maneira incrível. Eu aposto que você vai querer usar isso que vou te contar agora:

  • Imagina uma pessoa com muita raiva. Você chega com calma olhando no olho, para trazer essa pessoa ao momento presente, usando palavras de apoio, sorrindo com coragem, você consegue esfriar e fazer essa raiva ir embora.

O mesmo acontece com pessoas com medo, com palavras encorajadoras você ajuda a pessoa melhorar seu sentido de orientação. Eu não sei quantas situações de medo você passou, mas sei que é muito bom ter uma pessoa alegre perto da gente.

A alegria é a nossa melhor e mais potente vibração na vida, ela traz serenidade, gera confiança, autonomia e liberdade para viver bem.

Pode reparar que toda pessoa em estado de alegria, sorri, se conecta, esta pronta a ajuda ao próximo, todos os sentidos ficam iluminados, presentes. O estado de alegria é o estado de maior presença do ser humano. Na próxima vez que você estiver em estado de alegria ou dando uma boa gargalhada, perceba se você consegue pensar em outra coisa ao mesmo tempo.

Quando você está alegre, tudo é mais bonito.

Já foi comprovado cientificamente que o sentido de autopreservação da pessoa fica muito baixo e isso evita ter ansiedade ou medo.Quando a alegria está presente em um ambiente, ela faz crescer a confiança, que traz segurança, e não precisamos ficar nos protegendo de emoções negativas.

O bom da alegria é que ela pode estar em todos os ambientes, em especial no trabalho. Existe uma pesquisa mundial que mostra que mais de 75% das pessoas não gostam do seu ambiente de trabalho. O que é muito sério, porque se precisamos trabalhar para viver e não gostamos do ambiente, a única conclusão que chego é que as pessoas sofrem diariamente e vão ficar doentes. Cada dia ouvimos mais e mais sobre o número de pessoas frustradas, em depressão, e sem tempo para os sagrados momentos de alegria e tranquilidade.

Mas eu tenho fé que em breve os gestores de empresas vão perceber que precisam investir em alegria para as pessoas que trocam o seu tempo pelo sonho das grandes corporações. E essas empresas vão ser mais espiritualizadas, lembrando que isso não se trata de religião, mas a espiritualidade de se relacionar da melhor maneira possível com o próximo.

O estado de alegria é a representação maior da presença da espiritualidade.

Olha para a história da humanidade e percebe se os grandes nomes que fizeram bem para a raça humana primavam pela alegrai, respeito, bem-estar e pela vida.

E tem um segredo para a alegria acontecer rápido: brincar!

Qual foi a última vez que você pegou uma folha de papel, lápis de cor e desenhou?
Quantas vezes você ri por dia?
Quantas vezes você ri com seu companheiro (a), filhos (as)?

O sorriso aproxima e liberta as pessoas. O riso às une e às fortalece!



Conheça nosso professor:  Roberto Caruso

É consultor motivacional na área de gestão de talentos, comunicação e produtividade. Utiliza a Alegria para melhorar a Vida todos os dias. É Bacharel em Comunicação Social, Pós Graduado em Marketing, Master em PNL, Experiência Somática®, e Consultor Empresarial Antroposófico formado pela Adigo Consultoria Empresarial. É graduado em artes na reconhecida “Scuola Internazionale dell’Attore Comico” – Reggio Emilia -Itália. Tem mais de 30 anos alegres de carreira e mais de 20 anos presente junto às grandes corporações Nacionais e Multinacionais. É o criador do conceito e da prática do Humor com Propósito e da metodologia RIR – Reconhecer Inspira Realizar, uma forma inteligente de compartilhar valores essenciais e da Vida pessoal e profissional, em atraentes formas de se viver e trabalhar de forma mais leve, mais comprometida alegre e próspera.

Whatsapp: (11)94100-6808/ 9910-8651
E-mail: robertocarusocle@gmail.com
Instagram: @robertocarusooficial
YouTube: Roberto Caruso
Facebook: Roberto Caruso – Humor com Propósito www.robertocaruso.com.br

Artigos relacionados

Respostas