Antigas civilizações no Acervo do General Uchôa

Desvendar enigmas de povos ancestrais da humanidade sempre foi e ainda é motivo de longas pesquisas científicas e metafísicas. Muitas são as teorias sobre como foram construídas as pirâmides do Egito ou sobre a origem do povo Inca, no Peru, por exemplo. “Eram os Deuses Astronautas”?, questionou o escritor e arqueólogo suiço, Erich von Däniken, em seu famoso livro de 1968.

O Acervo do General Uchôa mostra que ele também se interessava por esses mistérios e acompanhava as descobertas. Desta vez trazemos alguns recortes de revistas, jornais e palestras colecionados pelo General sobre o assunto.

Em matéria publicada no Jornal de Brasília, em 1974, com o título O Peru Milenar III, os autores abordam os mistérios de Machu Picchu, questionando suas origens cósmicas ou subterrâneas.

Sobre o Egito, o Acervo nos traz um suplemento do Jornal de Brasília, de 1975, sobre os desafios das pesquisas no local e menciona pesquisadores como Kurt Mendelssohn, Pizazzi, Al Mamun, John Greaves, entre outros. 

Ainda sobre Egito, temos uma tradução de conferência proferida pela Dra. Yahia Abdou EL Gamal, em 1977, na UPIS, universidade fundada pelo General Uchôa em Brasília:

E, para finalizar, dois recortes de notícias publicadas no Jornal do Brasil (RJ).

O primeiro é de 1972, com texto da Agência France Press, sobre o reconhecimento de cientistas franceses de civilizações mais avançadas através dos estudos das pirâmides maias, astecas e egípcias. O segundo recorte, de 1973, é de notícia sobre um mineiro que teria decifrado o mistério da Ilha de Páscoa e seus hieróglifos. 

                 

                        

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.


Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também:

Artigos relacionados

Respostas