Como está sua habilidade de resolver problemas?

A lógica computacional vai te ajudar a fragmentar e analisar os problemas.

Uma lógica computacional vai te ajudar a fragmentar e analisar os problemas.

Existe um ponto chave para realizar nosso potencial que está ligado à habilidade de resolver problemas. Relegamos nossa capacidade analítica, surtamos, e o que mais falta é clareza para encontrar uma solução. Não sabemos agir, nem reagir. Para quem está no processo de autoconhecimento, é fundamental identificar a diferença entre ação e reação. E a forma como você reage às situações da vida vai falar muito mais de você do que a forma como age.

Não adianta sair culpando os outros, nem tentar ejetar os problemas. Temos que aprender a olhar de uma maneira madura. Por isso, hoje trago uma reflexão sobre uma lógica computacional, um pensamento que tem quatro pilares que estabelecem o processo de solução de problemas em decomposição; reconhecimento; abstração e algoritmos.

Vamos entender melhor cada um deles:

• Decomposição – significa que você vai fragmentar o problema complexo em partes menores, mais simples de resolver. Qual é o problema master? e quais as consequências dele? Isso é importante para que tenha coragem de ir resolvendo.
  • Reconhecimento de padrão – quais desses problemas menores são parecidos? Isso porque às vezes a solução de uma parte resolve várias coisas ao mesmo tempo pela similaridade.
  • Abstração – comece a eleger a prioridade. O que precisa de foco imediatamente e o que vem depois?
  • Algoritmos – processo de criação de um conjunto de regras (um padrão) que vão ajudar a resolver os problemas. Em todo o processo anterior, você vai criando as regrinhas para a decomposição, reconhecimento e abstração. E a base para a solução serão seus valores pessoais.

Por exemplo: Sua empresa quebrou e você tem dívidas. Vamos fragmentar elas: dívida com funcionários, fornecedores e governo. Visualize os valores de cada um separadamente. Com base nos seus valores pessoais, qual delas é mais importante de ser paga? Para mim, são os funcionários. Então, é baixar a cabeça para trabalhar, pois essa é sua prioridade. Não tem outro caminho.

Ou seja: Respira, Não pira, Se inspira e Transpira.

Respira – não reage, não busca culpados.
Assim não dá tempo de pirar.
Se inspira – aplique o processo analítico da lógica computacional
Transpira – vai ter que trabalhar, por a mão na massa, uma coisa de cada vez.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

PARA ALUNOS – Conhece seu perfil comportamental? Então descubra na palestra ao vivo dia 29/10, às 19h30, sobre Oráculo de Delphos, com o Juliano.

Precisando de uma ajudinha para adquirir mais clareza mental e raciocínio lógico para resolver seus problemas? Tem várias dicas no curso de Técnicas de Estudos: https://www.circuloescola.com/courses/tecnicas-de-estudos/