Como liderar pessoas a partir do conceito de exoconsciência

O epicentro do conceito de exoconsciência é o epicentro do conceito de liderança

O epicentro do conceito de Exoconsciência é o mesmo do conceito de liderança e gestão de pessoas.

Eu acredito que as pessoas com noção de exoconsciênia serão os profissionais mais desejados do futuro. Porque na medida em que você integra essa noção, já é uma pessoa que está olhando cada vez mais para si, que está investindo no autoconhecimento. Gestão de pessoas é uma Soft Skill.

Linhas como a Psicologia Positiva já indicam que não é possível ter um profissional completo se ele não investir em autoconhecimento. Gestão de pessoas ou liderar pessoas tem a ver com o processo de contribuir para que elas se desenvolvam.

Além de desenvolvê-las, é também sinalizar seus talentos naturais e dar espaço e desafios para que tragam esses potenciais para sua realização. Dar a missão e dar os meios para que realizem seu potencial de boa e no fluxo.

É preciso que haja sintonia, conexão, comunicação e cocriação para liderar pessoas.

O seu desenvolvimento exoconsciente colabora para que você desenvolva em si os potenciais para trabalhar com os outros. E, nesse sentido, o líder só desenvolve quando se desenvolve. Só gerencia quando se auto gerencia. Só colabora quando tem disposição dentro de si de colaborar também. A partir disso surge a noção de identificação e empatia.

À medida que começamos a observar as pessoas ao nosso redor com interesse no desenvolvimento de um time forte, percebemos que basta olhar para nós mesmos e procurar nossos talentos naturais para direcionar o desenvolvimento dessa equipe.

Mas você não vai desenvolver a sua equipe da mesma forma que desenvolvo a minha.

Até existem elementos que são mais frequentes e nunca é demais aprender com o exemplo do outro. Mas isso não significa implementar o jeito do outro custe o que custar. Cada grupo tem a sua cultura. Unidade não é feita com uniformização. Unidade é feita com valorização da individualidade, respeitando cada pessoa como ela é.

Gestão e liderar pessoas tem a ver com orquestração.

O líder exoconsciente que entende que o processo de liderar passa pelos quatro estágios da Exoconsciência – sintonia, conexão, comunicação e cocriação – entende que o papel dele é orquestrar toda a equipe no sentido da mesma música.

É preciso comunicação clara. A gente pensa que comunicou, que deixou claro, mas não deixou. Inclusive tem pesquisas do Instituto Gallup que indicam que as pessoas são melhores profissionais quando tem amigos no trabalho. Às vezes, também, a comunicação exige tempo de maturação porque as pessoas têm tempos diferentes.

A mente humana é não local

E, dentro disso tudo, o melhor é perceber que esse processo não se restringe ao palco da dimensão onde nós nos sentimos viver.

Sim, existe interação multidimensional mesmo na gestão de equipe. A mente humana não está contida pelo limite do córtex cerebral. É um campo que se expressa a partir desse corpo. Nesse sentido, as mentes humanas se tocam e tocam realidades que ainda estão para além dos limites da compressão popular, mas que sim, interagem conosco.

Essa percepção por si só já nos faz pessoas melhores. Enxergar o outro como um ser humano único, multidimensional e exoconsciente é fundamental. Respeito aos aspectos individuais e o objetivo coletivo.

Liderar é inspirar, dar a missão, os meios e o ambiente para que as pessoas se desenvolvam e entreguem seu melhor no ambiente de trabalho.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Juliana Rissardi
Aniversário do nosso mentor, General Uchôa.