Como preparar a mente para o estado de presença

Algumas técnicas ajudam a driblar o passado e o futuro para trazer a mente ao estado de presença.

Já percebeu que quando você se predispõe a fazer algo com foco, tudo começa a acontecer à sua volta para te tirar desse foco? Isso é normal, porque somos seres multidimensionais, o que significa que simultaneamente nos expressamos em diversas dimensões. E, pelo princípio de correspondência, quando mexemos em uma dimensão alteramos todas. Daí a dificuldade de chegar a um estado de presença.

Com isso, algumas estratégias são bem-vindas. Quando colocamos uma música relaxante, em um lugar tranquilo e fechamos os olhos, estamos direcionando o foco para a dimensão mental e espiritual. A vibração da música escolhida, por exemplo, é importante. Você tem que sentir qual estilo gosta mais e em qual parte do corpo o som vibra em você. A música altera nosso estado vibracional e o estilo vai variando conforme as fases da vida.

Postura é outra questão. Tem que ser confortável. Não precisa ser em lótus (posição yogi com as pernas cruzadas). O importante é estar com a coluna ereta para facilitar a entrada de ar nos pulmões.

A meditação é um caminho para o estado mental de presença.

Só que esse estado de presença é uma treta para o ser humano contemporâneo. Em verdade, na maior parte do tempo, o presente é um pesadelo para nós. Porque ele pede atitude agora! Então, nossa mente prefere ficar no passado ou no futuro.

A passagem do tempo nos angustia, nos dá senso de urgência da vida. Mas, à medida em que entramos em estado meditativo ou estado de presença, sem alimentar fantasias do que fomos ou queremos ser um dia, entramos em sintonia com o Todo.

Nesse processo, conseguimos enxergar no espelho da alma o reflexo do ser que nos habita. Essa é uma experiência muito profunda que nos reorienta para a verdadeira urgência da existência. Em geral, estamos muito confortáveis na nossa negação, na procrastinação, na anestesia da consciência, vendo os dias passar e passando pelos dias. A presença muda valores e, por consequência, muda atitudes. E nossa mente destreinada vai fugir.

Eu uso uma técnica antes do momento de meditação e sintonia para “descarregar” pensamentos:

• Técnica da lista: crie uma lista de todas as suas tarefas do dia como forma de retirar da mente. Pode ser no papel ou no celular, mas escreva. A lista é uma ferramenta para pegar o pensamento subjetivo e transformar em objetivo, em algo que você pegue.

Considero mais fácil driblar o futuro, então, para o passado tenho duas dinâmicas:

• Dinâmica da entrega – essa é uma forma de desabafo. Escolha um interlocutor, que pode ser Jesus, seu anjo da guarda, um gnomo ou até a mulher do google, não importa. O importante é envolver essa situação do passado em luz, em energia, e entregar.
  • Dinâmica da gratidão –  a cada momento do passado que surge na sua mente, agradeça-o por tê-lo vivido e por ele ter feito você chegar até aqui.

O estado de presença começa a trazer o que está latente e precisa ser curado, revisto e ressignificado em nós. A meditação é só a porta da entrada. A sintonia é onde você quer chegar. Por isso sintonia é uma palavra muito forte para nós no Círculo.

Convido você a experimentar. Tanto a técnica da lista como as dinâmicas da entrega e gratidão precisam ser exercitadas todo dia, com consistência ao longo do tempo.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati

Dia 21/10, às 20h, você pode aprender tudo isso na aula aberta do Círculo, pelo YouTube. Inscreva-se para receber lembrete.

Para alunos:

Além dos exercícios de sintonia, temos aulas sobre técnicas de concentração. Ambas são ferramentas que nos auxiliam a ter mais domínio de nosso foco consciencial.