Entenda a geometria sagrada do feminino e masculino

Todos nós temos ambas as energias, independentemente da expressão de afetividade e sexualidade.

Vamos falar do princípio de gênero de Hermes Trismegisto, que diz que toda criação tem seu aspecto masculino e feminino. Os antigos costumavam representar o masculino por uma pirâmide em sua posição tradicional e o feminino por uma pirâmide invertida. É a geometria sagrada da estrela de Davi, que veremos, é uma poderosa ferramenta.

Importante salientar que quando falo em compreensão Hermética, não estou me referindo à expressão de afetividade, sexualidade ou identidade das pessoas. Hoje, se discute muito a binariedade do gênero, mas temos que entender a sexualidade orgânica, a identidade psíquica e a identidade social da pessoa. Pessoas trans, por exemplo, têm uma identidade psíquica formada e um corpo diferente. Mas não é isso que estou abordando.

William Walker, no livro O Caibalion, lembra que, embora exista em nosso corpo físico uma expressão do princípio de gênero através da nossa sexualidade, ela não representa a totalidade do principio de gênero. Nossa sexualidade não é régua de referência, é apenas uma das expressões do princípio.

Olhar para a sexualidade orgânica, com fins reprodutivos, nos ajuda a entender o princípio de gênero. No plano físico, o processo de reprodução de um ser humano acontece quando o sêmen masculino encontra o óvulo no ventre da mulher.

Quando olhamos o princípio de gênero, também temos que entender que ele atua junto a todos os outros. E o princípio de correspondência é o que nos dá liberdade de explorar os planos superiores, porque a partir do que está aqui no plano físico podemos entender o que está no plano mental.

“O que está em cima é como o que está embaixo, o que está embaixo é como o que está em cima”.

• O princípio masculino é o que semeia, fecunda, inicia, é a força de desbravar;

• O princípio feminino é fecundado, não inicia, mas dá forma e realiza.

Temos em nós ambas as energias, independentemente da expressão de afetividade e da sexualidade. E elas regem todas as dimensões do nosso ser.

Em alguns momentos, em nossa mente, estaremos sendo regidos pela força feminina, ou seja, começamos a ser útero para a ideia que acolhemos, e desenvolvemos essa ideia. Em outros momentos, seremos o princípio masculino.

Que tipo de semente você tem colocado dentro do ventre da sua mente?

Por exemplo, se você se alimenta com discurso de ódio ou polarização exacerbada, a probabilidade da sua mente desenvolver e materializar segregação e polarização é muito grande.

Outro exemplo, quando vem alguém e coloca uma semente de informação em você, o que faz? Em geral, usamos a razão, a inteligência (escolher dentre) e não recebemos apenas de forma passiva.

E quando somos princípio feminino? A criatividade é a pujança do princípio feminino. Tudo que dá forma para algo trazendo para a realidade está usando a força do feminino.

Para identificar isso na vida é preciso integrar o que é o principio espiritual masculino com o feminino. E aqui trago um símbolo, uma ferramenta de trabalho poderosa: a estrela de Davi. Ela traz a integração do masculino e do feminino. E podemos usar esse símbolo de geometria sagrada a favor da realização.

Vou mostrar o exemplo do Círculo, pois foi onde apliquei o princípio:

Nossa escola tem três princípios: Conhecimento. Movimento. Transformação.

• Como entregamos Conhecimento? Por meio de cursos, lives, sendo uma escola filosófica, artigos, livros, documentários, etc…
  • Como damos forma ao Movimento? Hoje temos as salas virtuais, espaços interativos, eventos, grupos.
  • Como trabalhamos a Transformação? Investindo para divulgar o resultado de tudo isso, espalhar as lives, entregar artigos. A transformação também acontece através dos nossos alunos, porque eles vão aprendendo a se transformando em empreendedores exoconscientes.

E como aplicar isso pessoalmente?

Desenhe uma estrela de Davi no papel. Nas pontas do triângulo masculino, escreva três valores fundamentais que norteiam a sua vida. Depois, nas pontas opostas de cada valor, comece a fazer o exercício de como você está trazendo esses valores para sua vida na prática.

Na minha vida, por exemplo, um dos valores é a Filosofia. E como estou materializando isso?

Bom, estou fazendo faculdade de filosofia; dedico três horas por dia para ler sobre o assunto; esse semestre eu fiz quatro formações de coach e ensino filosofia no Círculo. Ou seja, além da filosofia ser uma valor importante para mim, estou aplicando ela de diferentes formas.

Agora, faça sua estrela de Davi e me conta como foi.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Veja esse conteúdo de #Hemetismo em vídeo.

PARA ALUNOS:

Temos uma aula detalhada sobre o Princípio de Gênero em nosso módulo de Iniciação ao Hermetismo.