Ferramentas para a prática de Sintonia

Estar em sintonia é estar inteiro.

Sendo a sintonia uma predisposição mental e imersão no que há para além da dimensão física, para entrar nesse estado basta a intenção. Nosso dia a dia, no entanto, nem sempre nos permite desconexões rápidas das questões da vida como filhos, família, trabalho…então a dica é buscar ferramentas que vão dar aquela ajuda necessária para que a mente mude sua vibração. Muitos são os caminhos e você pode descobrir o seu. Aqui vamos apenas dar algumas indicações:

Leitura edificante

Você pode se conectar com uma vibração mais elevada ao ler um livro, em especial quando se trata de leituras que tem uma forte egrégora energética devido ao seu significado por serem textos sagrados, como a Bíblia, o Dhammapada (budismo), Bhagavad Gita (Hinduísmo); O Evangelho Segundo o Espiritismo e até mesmo uma poesia com palavras de amor e elevação podem preparar sua mente para um momento de sintonia.

Meditação Guiada

Uma sequência de meditação guiada ajuda para que o momento tenha começo, meio e fim e você consiga desenvolver um ciclo pleno do processo de sintonia, senão pode perder o foco. Às vezes, a meditação em grupo também colabora mais para a consistência ao longo do tempo.

Música

A música é um elemento poderoso para ser usado em momentos de meditação e sintonia. Escolha uma música sem marcação rítmica muito forte. A música impacta nosso corpo fisicamente e vibratoriamente. A música é composta por ritmo, melodia e harmonia, que são sons organizados no tempo. Ou seja, consistência, coerência e conexão rítmica sobre o tempo. Por isso ela encadeia uma experiência individual e coletiva de sentido e significado.

Atividades físicas

Algumas pessoas precisam mexer o corpo para descansar a mente. Então, talvez uma boa estratégia para você seja cansar o corpo para descansar a mente e entrar em sintonia. Pode ser caminhada, corrida, dança, andar de bicicleta, Tai Chi etc… Os antigos yoguis, na Índia, faziam suas meditações após uma sessão de asanas (posturas corporais). Citamos atividades mais individualizadas por facilitarem o caminho da quietude.

Respiração consciente

Diversas técnicas de meditação e práticas orientais ensinam a respirar de forma consciente, que nada mais é do que prestar atenção no ar que entra e no ar que sai pelas suas narinas. Já observou isso? O caminho do ar, os movimentos do corpo… De modo geral não prestamos atenção, visto que a respiração é involuntária. Mas também podemos controlá-la. E aqui está o grande segredo de muitas tradições milenares. Um minuto de respiração consciente no início do seu dia pode trazer a conexão necessária para a sintonia.

Estar em sintonia é viver o presente que o presente é. Você pode estar em sintonia para trabalhar, estudar, cuidar dos filhos ou falar com seus mentores espirituais. Porque estar em sintonia é estar inteiro. Assim, tudo que o universo trouxer vai ressoar alinhado com o seu momento e necessidade. Como você está respirando agora?

Leia todos os textos dessa série: