Novo programa do Círculo aborda a força dos talentos naturais

Mira nos Talentos estreia dia 12/04 e vai ao ar toda terça-feira, às 20h, no YouTube do Círculo, com Fernanda Andretta e Mônica Bueno

O mundo do trabalho está em plena transição, assim como o planeta. Um olhar mais positivo para nossos talentos e as formas de desenvolver habilidades é um caminho que vem se mostrando viável para quem trabalha e para as organizações.

Essa é a abordagem do novo programa no YouTube do Círculo: Mira nos Talentos, que começa dia 12 de abril, e vai ao ar toda terça-feira, às 20h. No centro da pauta estarão a Psicologia de Pontos Fortes e os Talentos Naturais, conforme desenvolvida por Donald Clifton e conceituada pela Gallup, instituto com mais de 50 anos de pesquisas no mundo corporativo.

Para falar sobre o tema, duas profissionais formadas e certificadas pela Gallup como mentoras em Pontos Fortes: Fernanda Andretta, Gerente do Círculo e Mônica Bueno, responsável pelo relacionamento com os alunos do Círculo.

No primeiro episódio vamos entender a origem dos termos Talentos Naturais e Psicologia de Pontos Fortes, além do teste CliftonStrengths, da Gallup, que revela a ordem dos 34 talentos individuais. Depois, Fernanda e Mônica vão conduzir uma jornada pelos talentos, em que cada um será tema de um programa.

A Gestão orientada por Pontos Fortes, que pode ser aplicada na vida e nas organizações, mostra que, tomando consciência dos talentos, é possível transformá-los em um ponto forte exclusivo e usá-los ativamente ao seu favor.

Por que Talentos Naturais?

O talento é frequentemente descrito como uma “aptidão” ou “capacidade natural e especial”, mas para o desenvolvimento dos pontos fortes usamos a própria definição da Gallup: Talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que possa ser usado produtivamente.

Então se você é instintivamente curioso, isso é um talento. Se é competitivo, isso é um talento. Mesmo traços à primeira vista negativos podem ser chamados de talento se puderem ser usados de maneira produtiva. Por exemplo, a meticulosidade e o detalhismo, podem ser talentos se a pessoa se encontrar em uma função onde é necessário observar detalhes e ser meticulosa.

Saiba mais sobre quem está à frente do Mira nos Talentos, por elas mesmas:

“Já estou com mais de 50 anos de experiência na atual encarnação e tive três filhos, que me fizeram olhar a vida com mais intensidade. Por isso, optei por uma vida profissional autônoma, trabalhando em casa, como designer têxtil, enquanto eles cresciam. Hoje, mais madura e experiente, trago minha contribuição como mentora de pontos fortes certificada pela Gallup, também trabalhando no Círculo, como a pessoa responsável pelo relacionamento com a comunidade escolar. Tenho a tranquilidade de dizer que meus talentos sempre me direcionaram, mas que só após eu ter a clareza sobre eles e aprender a amar e valorizar, é que pude me aproximar daquilo que eu chamo de propósito de vida e de realização pessoal.” Mônica Bueno


“Vivo a transformação do Círculo desde 2018. Minha experiência profissional foi sempre aliada a processos, projetos e implantação de novos produtos e, aqui no Círculo, cabe a mim olhar esses setores. Sou casada, tenho um cachorrinho que se chama Ringo Star (porque meu marido ama os Beatles), não tenho filhos, mas 5 sobrinhos que tive e ainda tenho a honra de acompanhar de perto o crescimento. Desde jovem gostava de estudar filosofia, então, hoje, posso dizer que, minha maior paixão e meu maior prazer em estar no Círculo, é poder unir as duas coisas que mais amo, praticidade do dia a dia em termos de entrega/realização, com o olhar filosófico. Estou muito feliz em compartilhar com esse mundo que é a Psicologia de Pontos Fortes que, para mim, descortinou o autoconhecimento de uma maneira tão gostosa, fluida e natural.” Fernanda Andretta

Artigos relacionados

Respostas

  1. É um grande privilégio poder conviver com o talento dessas duas mulheres incríveis e agora, neste novo programa trazendo todo esse conhecimento para auxiliar em nosso próprio desenvolvimento e melhorar cada vez mais, além de entender melhor o talento do próximo! Não vejo a hora 😍👏👏

  2. Meninas lindas, estou amando seus vídeos!!! Me identifiquei tanto com o primeiro talento que abordaram, que fiz o teste (só do livro por enquanto) e adivinhem???
    1 = Conexão
    Parabéns pelo trabalho queridas!!!

    1. Que legal saber disso!! Não é que você tinha razão sobre seu talento?! Espero que no decorrer do programa você identifique os demais e venha nos contar se bateu direitinho!! Grande beijo