O disco voador falso da Serra Dourada

Acervo do General Uchôa.

Entre os recortes de jornais guardados pelo General Uchôa e que estão sendo catalogados no acervo, encontramos uma coleção que mostra o acompanhamento de um suposto caso de avistamento de disco voador, ocorrido em Goiás, no ano de 1969. O fotógrafo que registrou as imagens ganhou grande repercussão na imprensa e até mesmo a Aeronáutica foi acionada. Após investigação, descobriu-se, e o próprio autor das fotos admitiu, tratar-se de um truque e que ele mesmo havia fabricado o “disco voador” com discos de vinil, papelão e fita adesiva para as fotos.

Juliana Rissardi, Historiadora responsável pelo Acervo, explica que a presença desse tipo de material guardado pelo General mostra a importância que ele dava para a garantia de que os avistamentos, fenômenos ufológicos e parapsicológicos fossem verídicos.

“Um homem de ciência, racional como o General, necessitava de provas concretas e explicações viáveis para garantir a transmissão do conhecimento ao público, e manter a qualidade de seus estudos. É como se esses documentos nos dissessem: “Temos que discernir entre o real e o falso, já é um assunto delicado para a maioria das pessoas e para a ciência no geral, se não separarmos o “joio do trigo”, ficaremos cada vez mais longe da busca da verdade”, avalia.

O caso em questão ficou conhecido como o disco voador da Serra Dourada, local em que as falsas imagens foram feitas. Confira a seguir os recortes do acervo, em que podemos ver uma sequência de matérias jornalísticas sobre a investigação do caso e a descoberta da fraude.

00 Jornal Correio Braziliense, Brasília (DF), de 22 de maio de 1969.

Sem identificação do Jornal. Matéria completa clicando na imagem.

Jornal Folha de Goiás.

Sem identificação do Jornal. Matéria completa clicando na imagem.

Acesse aqui a íntegra do Projeto Acervo do General Uchôa, um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também: