fbpx

O equinócio de primavera e a magia natural

É hora de fertilizar o que você deseja que nasça…a energia é propícia para semear e se abrir ao novo!

Dia 22 de setembro, no Hemisfério Sul, celebramos a entrada do Equinócio de Primavera, ligada a um marco energético na Roda do Ano. Uma transição que faz parte das quatro estações solares que se conectam ao momento terrestre, conhecidas na magia natural como Sabbats menores.

São eles: Solstício de Verão, Equinócio de Outono, Equinócio de primavera e Solstício de Inverno. Assim como temos entre eles, em complemento, mais quatro celebrações que compõem a roda, chamadas Sabbats maiores, que são: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain, mas precisaremos de um outro momento para falar apenas deles.

Magicamente, o Equinócio de Primavera é conhecido como a estação da fertilidade, um período de expansão e alegria, energia que pode ser usada, não somente no dia 22, mas também durante toda a semana para entrar em sintonia com a energia presente em seu ponto máximo.

Nos antigos ritos pagãos europeus (praticados ainda hoje, adaptados à modernidade), os Sabbats (celebrações solares) e os Esbaths (celebrações lunares ), que podem também ser ligadas ao culto da Deusa e do Deus, tidos como dias de poder, eram assimilados juntamente ao plantio, à colheita e às cerimônias de caça, que variavam de acordo com a tradição e região de origem.

O Equinócio de Primavera é comemorado com o Rito de Ostara, em homenagem à Deusa virgem da fertilidade, da juventude e da beleza de nome Eostre (acredita-se que daí originou-se a palavra Easter (Páscoa). As cerimônias pagãs eram e ainda são feitas com festas e nelas existe a prática de colorir ovos, que representa a fertilidade, além do período ter como símbolo, a lebre, que advém de seu poder gerador.

No mês de setembro saímos definitivamente do período mais introspectivo experienciado pelo inverno, que nos envolve em seu manto de reflexão. Agora é momento de se desabrochar para a vida, assim como fazem as flores!

É neste período que elas renascem e colorem as ruas em seu auge, as roupas estão mais coloridas, o céu tem um tom diferente, os animais saem da toca para viver com alegria na natureza verde e viva. Assim como as flores e os animais, nós, humanos, somos parte da natureza, e podemos nos beneficiar desta energia trazendo-a para o dia a dia. É hora de fertilizar o que você deseja que nasça, seja material, emocional ou espiritual, a energia é propícia para semear e se abrir ao novo! Estar em sintonia com as estações permite que a humanidade conecte-se de forma harmônica com seu planeta.

Assim como a natureza, podemos acordar do sono frio do inverno e nos sentirmos acolhidos pela beleza energética e física da primavera.

É um momento de alegria e bom humor, criatividade, comunicação e momento de agir! Sabemos que no cotidiano nem sempre é possível estar plenamente bem, mas quando estamos conectados em comunhão com os ciclos naturais do corpo da grande Gaia, as situações fluem da melhor forma.

Algumas dicas e práticas simples para se conectar com essa energia primaveril:

  • Procure meditar positivamente sobre seus desejos, focando em seu potencial e o que deseja semear para colher em seu futuro;
  • Cultive flores, leve em consideração, além de seu gosto pessoal, o seu ambiente para decidir qual a melhor flor cultivar. 
  • Entre em contato com a terra, cuide das plantas, converse com elas. As flores propiciam naturalmente a purificação do ambiente;
  • Consuma frutas, verduras e legumes específicos e frescos da estação, que você pode achar com facilidade nos sites de busca.
  • Use a criatividade e faça uma guirlanda com flores, meditando enquanto a faz e coloque na porta de sua casa, para trazer toda a energia da primavera;
  • Tome banho de ervas e flores que trazem alegria e renovação como o alecrim e rosas cor de rosa e/ou acenda incensos de jasmim, salvia e violeta.

É através da noção de nós como parte da mãe Terra, que podemos curá-la tanto quanto ela nos cura! 

E deixo vocês com uma poesia que passou por mim nesses dias prévios ao equinócio:

Primavera de cores

Chegues feliz, com flores, sabores!
Chegues com as fadas,
e ao mundo inspirar!

Veja as violetas!
Espalhando bênçãos ao ar!

Chegues com lírios azuis,
que ampliem o olhar

Chegues com céu azul límpido
e desabroche o falar!

Chegues com a verde e viva floresta
transformando o pulsar!

Chegues com o sol,
em teu ventre à brilhar!

Traga os fruto da laranjeira
para a criatividade adoçar!

Chegues com as rosas vermelhas,
para o solo perfumar

Bela primavera, bem-vinda sejas!
Venha a todos a vida alegrar!

Por Juliana Rissardi

Artigos relacionados

Respostas