O General e a Vida Secreta das Plantas

Os documentos do Acervo do General Uchôa não deixam de nos surpreender em relação ao universo de áreas de estudo exploradas pelo General das estrelas ao longo de sua encarnação terrestre. Hoje, vamos destacar um manuscrito sobre o sistema nervoso e sensibilidade das plantas, baseado no livro de 1975 “A vida Secreta das Plantas”, de Peter Tompkins e Christopher Bird, e utilizado para uma de suas palestras.

O livro aborda o início das pesquisas realizadas pelo biólogo especialista em plantas Cleve Backster (1924-2013), que, através de um polígrafo realizou experimentos e desenvolveu a “Teoria da percepção primária”, comprovando que as plantas têm um certo tipo de capacidade sensorial.

Backster utilizou o detector de mentiras (polígrafo) nas plantas enquanto as regava, colocou eletrodos em cada lado das folhas, usando como experiência inicial a planta dracena. Quando a água chegava a tocar na planta, o aparelho registrava uma sensação de alívio, acontecendo o mesmo quando expôs plantas à situações estressantes, registrando sensação de medo.

Confira a imagem do manuscrito e sua transcrição para melhor leitura:

No documento, o General destaca o comentário de William M. Bondurant, da Fundação Mary Reynolds Babcock, de Winston-Salem, da Carolina do Norte, sobre o trabalho de Backster:

“Seu trabalho indica a possível existência de uma forma primária de comunicação instantânea, entre todos os seres vivos, a qual transcende as leis físicas atualmente conhecidas por nós, e isso merece a mais cuidadosa investigação”.

Importante salientar que as pesquisas sobre esse tema avançaram muito após a data dessas descobertas do documento do Acervo. Sabe-se ainda que apesar da percepção e sensibilidades das plantas, elas não possuem um sistema nervoso como o do ser humano e dos animais.


Já conferiu as aulas do acervo? 
São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.


Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também:

Artigos relacionados

Respostas