O que é o Conhecimento?

Dentre as premissas do Círculo está a valorização do conhecimento.

Dentre as premissas do Círculo está a valorização do conhecimento. Nesta resposta, Juliano Pozati fala sobre como o processo de conhecimento é entendido como a forma de trabalhar a evolução do ser.

Prezamos pela busca do conhecimento. Todo conhecimento traz utilidade para dentro de nós e é impressionante como a partir do princípio de correspondência, que mesmo um conhecimento aparentemente desconectado de nós vai nos ensinar. Esse é um conceito que o Budismo vai chamar de sermão do inanimado.

Conforme passeamos pelas escolas de saber começamos a entender que o mesmo conhecimento permeia diversas escolas e disciplinas, e que a separação das disciplinas atendeu a um objetivo pedagógico industrial.

Mas somos seres humanos, se tenho um problema no fígado, não posso olhar apenas para ele, tenho que ver toda a vida ao redor. Assim também é o conhecimento, precisamos de tudo aquilo que possa nos oferecer pistas sobre as leis que regem o universo. Porque, em verdade, todas as expressões de vida, forma e matéria, são registradas pelas mesmas leis.

Quando eu contemplo uma árvore e transcendo a sua forma, busco a lei universal que rege a para além da forma, estou me harmonizando com essas leis e remo a favor do fluxo e correnteza, e a vida segue com mais serenidade.