fbpx

O que é Vivência no Xamanismo?

A Vivência como experiência é uma palavra que costuma gerar questionamentos quando falamos em momentos de sintonia e meditação. Dentro da ideia de práticas espiritualistas, o Xamanismo utiliza o conceito de vivência em seus processos. Como nesta série estamos buscando entender o que cada prática nos traz, pedimos a ajuda de Shirlene Moura, Coordenadora dos trabalhos e do curso de Xamanismo da Casa do Consolador, em São Paulo.

Shirlene conta que, atualmente, com o aumento das ofertas de vivências xamânicas, uma vivência pode ser desde uma simples meditação guiada até experiências profundas como resgate de pedaços de alma e cura da própria sombra. 

“As vivências xamânicas (ou também jornadas xamânicas) buscam levar a pessoa a entrar em estado alterado de consciência (chegar ao estado de ondas theta), com a finalidade de ampliar a forma de enxergar as coisas (viajar para outros mundos) e com isso buscar o que precisa ser curado. Geralmente envolvem instrumentos de som (maracás, tambores), exercícios de respiração, relaxamento e concentração e, algumas vezes, bebidas de poder (bebidas enteógenas)”, explica.  

Ela nos ensina ainda que no Xamanismo existem os rituais, que visam oferecer segurança às pessoas, além do senso de continuidade e a certeza de que os processos acontecerão. Já sobre o uso das bebidas de poder, outro hábito em rituais, a Xamã entende que elas não são essenciais. 

“Com certeza não precisa. A bebida enteógena tem sua importância, principalmente em cerimônias iniciáticas, onde o processo precisa ser mais profundo. Mas, podemos entrar em estado alterado de consciência com exercícios de respiração, jejum, instrumentos de som, jornada guiada, entre outros”, conclui.

Sintonia, meditação, meditação guiada, vivência… são todas ferramentas poderosas de autoconhecimento, quando utilizadas com consciência. Seja do ponto de vista espiritual ou terapêutico, onde hoje se incluem muitas práticas meditativas, são caminhos que podem ser percorridos com liberdade. 

No próximo e último dos textos, vamos trazer ferramentas para a prática de Sintonia, voltando ao termo que utilizamos aqui no Círculo e dando dicas práticas. 


Leia também:

No próximo artigo vamos abordar:

  • Ferramentas para a prática da Sintonia

Artigos relacionados

Respostas

  1. Gostei bastante de ver o Xamanismo sendo trazido aqui no Círculo. Esse conhecimento deve mesmo ser divulgado pois traz grandes ensinamentos para o autoconhecimento e muitas vezes curas que levariam anos com “métodos tradicionais”. Vejo essas curas acontecendo também através de sonhos, que têm uma ligação bem forte com o Xamanismo. Aguardando pela próxima postagem!