O segredo das sete leis herméticas

A compreensão de que nada está solto no universo.

As leis herméticas trazem a compreensão de que nada está solto no universo.

As sete leis herméticas são princípios estruturantes do universo. O nome deriva de Hermes Trismegistos, legislador egípcio e filósofo, que, estima-se viveu entre 1.500 a.C a 2.500 a.C. Foi ele quem codificou essas leis que explicam o funcionamento do universo manifesto em todas as suas dimensões.

São princípios que trazem clareza sobre aspectos da nossa vida que estejam enroscados, para começarmos a eleger prioridade. Uma filosofia prática, como gostamos de estudar aqui no Círculo. Leis simples, diretas e fáceis de observar na natureza. O homem não pode lutar contra elas, mas se harmonizar com essas leis.

Quando você joga o jogo da vida a partir das regras do Universo, você ganha força.

As leis herméticas precisam ser pensadas com cabeça de egípcio antigo, que entendia lei como modus operandi do universo. Não é uma questão de obedecer, no sentido de submissão passiva.  É uma questão de um fluxo natural de energia e movimento.

Muito se especula sobre quem foi Hermes Trimegistos. Alguns autores dizem que ele era remanescente de Atlântida e, por isso, detinha tamanho conhecimento. O fato é que é uma tradição com no mínimo seis mil anos, que influenciou todas as escolas filosóficas do mundo. Conhecimento que sobreviveu a toda a era das trevas, na idade média.

Usar a forças desses princípios a nosso favor é a base da sabedoria, da serenidade.

Estudar profundamente as leis herméticas, como fazemos aqui no Círculo, não é para qualquer um. Existe um princípio hermético que diz “Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, vem os lábios do mestre para enchê-los com sabedoria”.

Por isso, nas escolas egípcias existia um zelo na entrega do conhecimento e os processos iniciáticos eram muito rigorosos. Os egípcios tinham a noção de que aquilo que é escutado com o ouvido físico, precisa ser também ser entendido com o ouvido mental e espiritual.

E aqui me lembro de uma nota de rodapé de Willian Walker, em O Caibalion, que diz:

“Existe, pelo princípio da correspondência, da conexão entre os planos, da mesma forma que você tem o ouvido físico, você tem um ouvido mental e espiritual, e aqueles que estão realmente preparados para o conhecimento, começam a ouvir a silenciosa sinfonia que embala toda a harmonia universal”.

Se você sentiu um quentinho no coração ao ouvir essa frase, significa que está começando a ouvir com os ouvidos mentais e espirituais. É uma escuta não racional ou cognitiva. Não são palavras em um processo lúcido. Estamos falando da dimensão espiritual do nosso ser, onde as palavras perdem o sentido.

Porque a experiência espiritual e indizível. É preciso viver.

Mas estamos todos em evolução e nossos ouvidos espirituais estão em tempos diferentes. Nossa biografia existencial vem de muito antes de nascer. As leis herméticas trazem essa compreensão de que nada está solto no universo.

Os sete princípios herméticos são:

1. Mentalismo – o todo é mente, o universo é mental;
  2. Correspondência – correlação entre os planos;
  3. Vibração – nada está parado;
  4. Polaridade – tudo é dual;
  5. Ritmos – tudo é fluxo, ciclos do universo;
  6. Causa e efeito – não existe acaso;
  7. Gênero – feminino e masculino.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

O Hermetismo é uma das bases filosóficas do curso de Iniciação a Exoconsciência, do Círculo, onde temos um módulo inteiro, com 15 aulas. As matriculas para esse curso estão abertas. Saiba mais aqui.

6 respostas

1. Ju, Hermes Trismegisto está mais perto de nós, que imagina. Hoje ele está com outro nome na espiritualidade, trabalhando junto a uma falange gigantesca para difundir tbém o conhecimento Fiquei muito feliz com este trabalho desta casa séria, que está a 20 anos vibrando este amor ao próximo pelo conhecimento.

2. Maravilha, gostei, não sabia e vim pesquisar o que é hermética, já tinha visto algo sobre os princípios superficialmente, agora sei que pertencem a hermética e que isso é profundo e eu gosto dessa realidade,quero aprender mais. Obrigada

3. Gratidão por ter tido acesso a essas informações!

Gratidão a você que pratica o amor ao próximo e compartilhou gratuitamente!

É resumido de forma didática e me fez raciocinar acerca das minhas experiências sobrenaturais sob outra ótica .
    Tenho certeza que estou no caminho da compreensão para poder encontrar uma forma de transbordar prosperidade na minha vida, na vida da minha família e na vida de milhares de pessoas, aprimorando e compreendendo o sobrenatural que estou vivenciando na minha vida e que não aprendi ainda a utilizar de forma assertiva.