fbpx

Quatro crenças que podem estar limitando seu potencial

crenças limitantes

Do ponto de vista do hermetismo, somos seres únicos e não existe um caminho que leve todos ao sucesso

As crenças limitantes nascem dentro de nós por forte impacto ou por repetição. Seja uma crença limitante ou uma crença empoderante, as crenças são filtros com os quais vemos a realidade.

A crença por repetição, às vezes, tem uma influência tão forte quanto a de impacto, pois é um pouco todo dia. Elas vêm no formato de slogan, frases que repetimos, que vão entrar no nosso dia a dia nos convencendo sorrateiramente de algo.

E, sobre o prisma do Hermetismo, observo quatro possíveis crenças limitantes que podem atrapalhar a realização.

Vamos investigar juntos como elas estão dentro de você:

1 – Foco em melhorar os pontos fracos.

Não é que não seja necessário olhar para as fraquezas, mas o foco nelas muitas vezes nos faz perder de vista as nossas forças. E o caminho para realização está em desenvolver o que somos naturalmente aptos, o que é vocação.

Um exemplo clássico: a criança vai super bem em português na escola, mas vai mal em matemática. Então, paga-se aulas de reforço em matemática para corrigir a debilidade. Não é que esteja errado, mas precisamos gerenciar as fraquezas sem perder o foco nas fortalezas. O ideal seria uma aula de apoio em matemática, mas também colocar a criança para desenvolver ainda mais o português.

Senão investimos apenas no que não sabemos fazer e deixamos de investir no que é aptidão natural. Desenvolver o que somos bons é o grande caminho para a realização. Precisamos assumir isso!

2 – Comportamentos podem ser aprendidos.

Todos os hábitos podem ser aprendidos. Idealizamos modelos de sucesso que vêm com um conjunto de comportamentos e hábitos. E dai temos aqueles títulos de livros:

  • Dez hábitos de sucesso;
  • Os cinco maiores milionário do mundo se comportam assim!;
  • Esta é a formula para que você atinja o sucesso!

Que esses hábitos levaram algumas pessoas ao sucesso, é inegável. Mas dizer que eles são reproduzíveis em massa, é conversa para boi dormir! Não somos uma manada de clones em que um único caminho vai levar todos para o mesmo sucesso. Não somos produtos de uma linha de montagem.

Cada um tem que buscar os seus hábitos. É olhar para dentro e não olhar para fora. E não estou dizendo que não é possível aprender COM os hábitos de pessoas de sucesso, mas quando quero aprender OS hábitos, não funciona, pois somos seres únicos.

3 – Pessoas com melhor desempenho apresentam esses comportamentos;

Exemplo: Pessoas de sucesso tem disciplina.

Se você é uma pessoa adepta à rotina e tem disciplina como um talento natural, ótimo. Senão, a rotina vai ser uma tortura. E se seu talento natural apontar para inovação? Como você vai inovar fazendo todos os dias a mesma coisa? Talvez a disciplina seja um boicote na sua vida.

4 – Corrigir os defeitos faz chegar ao sucesso.

Fazer isso só vai te levar a ficar na média. O foco na correção de problemas não é o melhor caminho. Não estou dizendo que deve ignorar seus prontos fracos. Mas que o melhor caminho é investir no que é naturalmente bom e transformar isso num grande diferencial, em uma forma única de ser extraordinário.

Por isso, pegue as forças que fluem naturalmente e que te fazem se sentir no fluxo. Encontre oportunidades de realização nesse caminho.

E aí, se identificou com algumas dessas crenças? Então bora começar a transformar esse conhecimento em movimento na sua vida. 

Abraço forte!

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati

Quer mais sacadas focadas na vida profissional? Segue o Círculo lá no Linked In.


O curso Conhece-te foi desenvolvido para te auxiliar na identificação de seus pontos fortes.

Artigos relacionados

Respostas