Referências femininas nos estudos do General Uchôa

#AcervoUchôa

Este texto é uma homenagem às pensadoras que aparecem no Acervo do General Uchôa e que foram referências para seus estudos teosóficos, esotéricos e ocultistas, em especial. Porque é sabido, infelizmente, da desvalorização do trabalho intelectual de mulheres ao longo da história. Trazemos aqui três grandes espíritos: Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), fundadora da Sociedade Teosófica; Annie Wood Besant (1847-1933), que sucedeu Blavatsky à frente da Sociedade Teosófica e Josefa Rosalía Luque Álvarez (1893-1965), fundadora da “Fraternidade Cristã Universal” e autora de Harpas Eternas, um dos livros de cabeceira do General.

Todas já foram motivo de textos aqui sobre o Acervo, com mais detalhes sobre suas biografias, a saber:

Mas agora destacamos trechos ou indicamos suas obras. Uma forma de reconhecimento do Círculo e do Acervo do excepcional valor que o General Uchôa dava a essas pensadoras.

Annie Wood Besant (1847-1933)

MANTRA DA UNIDADE
Ó vida oculta que vibras em cada átomo,
Ó luz oculta que brilhas em cada criatura,
Ó amor oculto que tudo abranges na unidade,
Saiba todo aquele que se sente uno contigo,
Que ele é, por isso mesmo, uno com todos os outros.
Annie Besant

É possível também ouvir o mantra de Annie musicado no YouTube. Destacamos uma versão como sugestão:

Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891)

Trecho de “A Voz do Silêncio”, livro publicado pela primeira vez em 1889, reúne preceitos espirituais do Livro dos Preceitos de Ouro. A obra foi fruto do período que Blavatsky passou em um mosteiro no Tibete e dos ensinamentos que lá recebeu dos mestres.

“Porque a mente é como um espelho; ela acumula pó enquanto reflete. Ela necessita a brisa suave da sabedoria da Alma para afastar o pó das nossas ilusões. Tenta, ó iniciante, unir tua Mente e tua Alma.

Evita a ignorância, e evita do mesmo modo a ilusão. Volta o teu rosto para longe dos enganos do mundo; desconfia dos teus sentidos; eles são falsos. Mas, dentro do teu corpo – o santuário das tuas sensações – procura, no Impessoal, pelo “Homem Eterno”; e, depois de localizá-lo, olha para o teu interior.

Evita o elogio, ó Devoto. O elogio leva à auto-ilusão. O teu corpo não é o seu Eu. O teu EU é em si mesmo destituído de corpo, e nem os elogios, nem as críticas, o afetam.

A vaidade, ó Discípulo, é como uma torre elevada à qual subiu um tolo arrogante. Lá ele se senta com solidão e orgulho, sem ser percebido por ninguém exceto por si mesmo.

O falso conhecimento é rejeitado pelo Sábio, e espalhado ao Vento pela Boa Lei. A roda da Boa Lei gira para todos, os humildes e os orgulhosos. A “doutrina do Olho” é para a multidão; a “doutrina do Coração”, para os eleitos. Os primeiros repetem, orgulhosamente: “Vejam, eu sei”. Os últimos, que fizeram sua colheita humildemente, confessam em voz baixa: “Isso é o que eu ouvi”.

Josefa Rosalia Luque Alvarez (1893- 1965)

Certamente a autora menos conhecida, mas que era referência para o General Uchôa. E quase nada se encontra em português sobre Josefa Rosalia Luque Alvarez (1893- 1965), argentina fundadora da “Fraternidade Cristã Universal”. No site em espanhol lê-se a seguinte descrição sobre sua passagem na Terra:

“Escritora de pena ágil, com asas de condor, sobrevoou os planos terrestres até pousar na morada dos escolhidos pela Eterna Lei para descerrar os véus do Arquivo da Luz, onde está gravado com decalques de fogo a evolução de cada partícula de centelha divina emanada do Grande Todo Universal”. Fonte: Elcristoes.net

Além da obra Harpas Eternas, que era de estudo constante do General, destacamos aqui outro livro de Josefa, muito alinhado ao estudo de mensagens de espíritos de alta estirpe.

Chave de Ouro traz textos psicografados pela autora ao longo de mais de trinta anos, com ensinamentos dados pelos Guias e Mestres com a finalidade de fortalecer as almas, orientando sobre o que é e o que significa a Fraternidade Cristã para os seguidores do ideal e do Guia e Instrutor desta humanidade: o Cristo. O livro tem a intenção de oferecer o conhecimento para que a alma tome posse da sua personalidade humana como filha de Deus.

Sobre a Fraternidade Cristã Universal – A “Fraternidade Cristã Universal”, legado do Divino Mestre, é um dos infinitos caminhos que escolhe a Alma para seu aperfeiçoamento moral, espiritual e intelectual. Escola em que a Alma aprende “por si mesma” a percorrer os senderos de sua morada interior e com vontade firme vai limpando as ervas daninhas de seu jardim, até deixar a descoberto seu Templo, onde a Divinidade o fará partícipe de seus tesouros. Eles são a Paz, a Sabedoria e o Amor.

Já conferiu as aulas do acervo?
São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também: