Terapias integrativas no Acervo do General Uchôa

Já mencionamos em textos anteriores sobre os estudos do General Uchôa no campo da cura paranormal e mediúnica, quando abordamos sua prática de imposição de mãos sozinho e com o Mestre Philippe de Lyon, um de seus mentores espirituais.

O Acervo do General Uchôa nos mostra que, além desse conhecimento e vivência, ele também se interessava pelas práticas integrativas ou complementares de saúde e as linhas orientais da medicina, como a acupuntura, dos chineses. Importante lembrar que na época da maior parte dos documentos do acervo – décadas de 1950 a 1970, no Brasil – esses eram temas que não tinham a atenção das áreas da saúde, nem eram estudados ou validados pelos órgãos de saúde dos governos, como ocorre hoje, e eram considerados tratamentos “alternativos”.

Atualmente, no Brasil, o Sistema Único de Saúde – SUS reconhece e oferece uma série de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), tais como: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Reiki, Yoga, Aromaterapia, Constelação familiar, Cromoterapia, entre outras, que podem ser consultadas no site do Ministério da Saúde.

Sobre acupuntura encontramos dois recortes de jornal. No primeiro, uma matéria de 1972, do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, fala da história e eficácia da prática como parte da medicina chinesa.


Nesta outra matéria de jornal, sem identificação da fonte, o foco está no tratamento da dor com a acupuntura:

Já neste manuscrito encontrado no acervo, vemos uma carta que foi endereçada ao General de uma mulher chamada Olga, que relata suas experiências como curandeira e com homeopatia.

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.


Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também:

Artigos relacionados

Respostas