Você não tem que dar conta de tudo, porra!

Enquanto carregar a expectativa dos outros nas costas, você não vai parar de se frustrar.

Enquanto carregar a expectativa dos outros nas costas, você não vai parar de se frustrar.

Vivemos desanimados, decepcionados, desestimulados porque criamos expectativas gigantes e nos frustramos quando a realidade vem. Várias linhas de pesquisa da psicologia já mostram que 90% do nosso sofrimento não são pelos fatos em si, mas pela interpretação deles.

Já falamos aqui sobre o principio do mentalismo, que traz as leis do universo de que tudo que existe está no pensamento do Todo, logo, a dimensão mental é a que está em contato mais essencial com o Todo.

Agora vamos olhar para Expectativa x Realidade com base no principio hermético do mentalismo.

Quanto mais expansão da consciência, mais você retorna ao Todo. Lembra da pirâmide de Pitágoras? Mas não é exatamente “retornar”, porque não estamos fora. O “retornar” significa alcançar a clareza de consciência, assimilar que estamos no Todo, na mente do criador. Se Ele é o pai de todas as coisas e cria mentalmente, nós também criamos mentalmente. Então, nossa mente é o epicentro da realidade. Aquilo que penso define o que eu sou e crio.

  • E como fica a expectativa x frustração diante dessa lei?
  • Como usar o mentalismo como uma ferramenta prática para sair de situações de frustração, decepção consigo mesmo e viver com mais domínio da realidade?

A frustração acontece quando criamos uma expectativa de desfrute no presente, uma imagem futura do que queremos e trazemos para o presente. Nesse processo, são criadas expectativas que começam a criar a fantasia. Fantasia é viver mentalmente uma ilusão de desfrute futuro e se satisfazer com ela.

Retomo aqui também uma sequência que já estudamos: PENSO>SOU>CRIO>DESFRUTO

E me permitam dar um exemplo no âmbito sexual, mas que cabe perfeitamente para entender isso:

  • Masturbação: A pessoa busca estímulos, em geral visuais, cria a fantasia de uma relação sexual, se estimula e chega ao prazer sozinha. Mas se ficar só nisso a vida inteira e nunca partir para uma relação de verdade, nunca vai chegar ao desfrute verdadeiro, porque está se alimentado de fantasia. E daí a vida amorosa e sexual de expectativa vira frustração, porque não há um trabalho de alimentar o pensamento com valores reais. Sem os valores reais e espirituais não é possível criar uma realidade mental melhor e desfrutar de uma realidade física melhor.  Você não vai chegar ao desfrute apenas porque quer, mas quando pensar no que te enriquece como ser humano, e passar a ser uma pessoa melhor, e criar ao seu redor uma realidade mais rica.  Passar a ver a vida com novos valores e se comportar de acordo com eles. O mérito vem quando praticamos isso na vida.

É preciso dessacralizar a espiritualidade para ser capaz de dessacralizar a vida.

A gente fica buscando o momento perfeito para as coisas. Os momentos de meditação e sintonia, por exemplo, que tanto falo aqui.  Não precisa ser perfeito e cheio de aparatos. Não precisa ser no paradigma Culto, Clero, Dia e Templo. Ninguém aqui é monge tibetano. Para quem está na vida real, a espiritualidade não é assim.

Criamos expectativas sacralizadas da vida que não damos conta de cumprir.  E achamos que temos que dar conta de tudo.

Mas vou contar uns segredos de forma bem direta:

  • Você não tem que dar conta de tudo, porra!
  • Para de querer o que os outros quiseram para você!
  • Olhe para dentro e fora de você, o que você está desfrutando?
  • A M que está fora de você é a mesma M que está dentro!

Mexe na causa, no mental. E, por isso, as dinâmicas de meditação e sintonia são tão importantes, além de terapias, grupos de apoio.

Enquanto alimentar seu pensamento com consumismo, materialismo, corporativismo, com essas ideias que permeiam nossa sociedade e que levam todo mundo ao colapso, você vai ficar saltando do pensamento para a fantasia. É como tentar subir uma escada rolante que desce.

Quando alimenta seu mental com valores e pensamentos fortes, que começam a afetar quem você é, a expectativa e a realidade começam a se equilibrar. O único jeito de criar pensamentos que não vão virar frustração é alimentá-los com valores humanos, existenciais e espirituais.

Enquanto carregar a expectativa dos outros nas costas, você não vai parar de se frustrar. Não vai parar de se frustrar enquanto não identificar o que quer e o que os outros quiseram que você quisesse.

Agora, me responde, o que você precisa fazer para mudar a M que está fora da sua vida?

E, qual sua data limite para isso? Porque projeto sem data não acontece.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati


Se liga nesse fluxo também em vídeo:

Isso tudo tem a ver com realizar e em breve começa nosso Intensivo Realizar, 100% online e gratuito. Saiba mais aqui e garanta sua vaga.

PARA ALUNOS:

Além dos exercícios de Meditação e Sintonia, temos o curso de Técnicas de Estudo para te ajudar a ter mais clareza mental e a aplicar o princípio do Mentalismo na prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Juliana Rissardi
Aniversário do nosso mentor, General Uchôa.