fbpx

Yoga como terapia integrativa

Filosofia e prática milenar da Índia, o Yoga chegou ao mundo ocidental com viés mais de atividade física.  Neste #conteudointeligente  falamos um pouco da filosofia e prática do yoga, além de seus benefícios como terapia integrativa complementar.

A palavra yoga deriva do sânscrito, a língua mais antiga que se tem referência na humanidade, e significa UNIÃO. Patânjali é conhecido como o primeiro a compilar os princípios do yoga, na Índia, na obra conhecida como Yoga Sutras, provavelmente escrita no século dois, depois de Cristo. Patânjali definiu yoga como “o cessar das flutuações da mente”.

Em 2014, as Nações Unidas proclamaram 21 de junho o Dia Internacional do Yoga, com o objetivo de aumentar a consciência sobre os benefícios da prática em todo o mundo. Na ocasião, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse:

“O Yoga é um presente inestimável. Não é apenas um exercício, é uma maneira de descobrir o senso de unidade consigo mesmo, com o mundo e a natureza.”

A Organização Mundial da Saúde também menciona o yoga como um meio de melhorar a saúde em seu Plano de Ação Global.

No Brasil, a primeira academia de Yoga foi fundada por Shotaro Shimada, em 1958, em São Paulo. Em 1960, surge o maior sucesso editorial sobre yoga no país: Autoperfeição com Hatha Yoga, do Prof. Hermógenes, que abre a Academia Hermógenes no Rio de Janeiro, em 1962.

O yoga é um movimento corporal, mas também auxilia na auto percepção e na conexão consigo mesmo. Através das posturas (asanas), respiração (pranayamas) e da meditação que compõem a prática, as pessoas conseguem se conectar com o corpo e com a mente. Um dos objetivos da prática de yoga é justamente a integração dos mundos físico, mental e espiritual.

A ciência já apresenta inúmeras comprovações de seus efeitos benéficos para a saúde. Uma pesquisa do Medical Anderson Câncer Center, referência mundial no tratamento do câncer, nos Estados Unidos, acompanhou mulheres com câncer de mama em quimioterapia e constatou que o yoga reduziu sintomas como náusea e vômito, além de melhorar a qualidade de vida geral.

Atualmente, são centenas as técnicas de yoga que foram sendo criadas e se disseminaram pelo mundo. Algumas técnicas que podem ser encontrados nas escolas e academias são:

  • Hatha Yoga;
  • Ashtanga Yoga;
  • Vinyasa Yoga;
  • Kundalini Yoga;
  • Raja Yoga;
  • Iyengar Yoga;
  • Aerial Yoga;
  • Bhakti Yoga;
  • Yoga Restaurativa;
  • Yogaterapia;

Como uma das terapias integrativas utilizadas pelo SUS no Brasil, o yoga é indicado para qualquer idade ou condição física, visto que o desenvolvimento na prática e filosofia é individual e adaptado aos diferentes corpos e mentes.

São dois importantes preceitos que devem ser observados pelo praticante: TAPAS e AHIMSA, palavras em sânscrito que significam:

  • Tapas – é autosuperação e estimula o praticante a desafiar seus medos e limites, olhando para além deles;
  • Ahimsa – é a não violência consigo mesmo, que significa nunca ultrapassar limites que agridam seu corpo, mente ou espírito.

ASSISTA O VÍDEO DESTE CONTEÚDO INTELIGENTE

 

 

Artigos relacionados

Respostas

  1. Conheci o curso on line Autoperfeição com Hatha Yoga, durante o isolamento no ano passado. É diferente de tudo o que eu conhecia e imaginava sobre Yoga…Neste caso vivenciamos a Yoga como “Caminho para Deus”. Entre outros ensinamentos , um deles é nos tornarmos “melhor para os outros” e “não melhor do que os outros”. Thiago Leão, neto do professor Hermógenes tem sido um professor de excelência no assunto.